Tornar a música clássica acessível é o propósito do projeto ‘A Música Venceu’, que acontece há aproximadamente 16 anos na Escola Estadual Jussara Feitosa Domscheke, no Jardim Portugalia, em Suzano. Segundo a responsável pelo projeto, Maura Andreia Prado, atualmente são cerca de 80 participantes, entre alunos e ex-alunos da escola, com idades entre 10 e 18 anos. Eles recebem aulas gratuitas de canto coral, violino, viola, violoncelo e prática de orquestra, de segunda a sexta-feira, no contraturno escolar.

Maura, que também é coordenadora de gestão pedagógica da unidade, contou que as atividades tiveram início em 2009, como resultado de uma parceria da empresa Clariant, patrocinadora do projeto, juntamente com a Fundação Bachiana, que é dirigida pelo renomado maestro e pianista João Carlos Martins. O projeto foi apresentado para a direção da escola, que aprovou a ideia. Desde então, já foram cerca de mil alunos atendidos.

O principal objetivo da iniciativa, segundo a coordenadora do projeto, é a democratização do acesso à cultura da música clássica para os alunos e à comunidade. Além disso, os estudantes, de acordo com ela, desenvolvem a disciplina, o trabalho em equipe, a responsabilidade, o senso de pertencimento, e o desenvolvimento de outras potencialidades.

Ex-alunos seguiram carreira musical e hoje participam de orquestras profissionais, o que Maura acredita que sem o projeto, seria difícil. Durante o ano, os alunos participam de apresentações e concertos externos, além de tocar em eventos promovidos pela Clariant. Anualmente, ocorre ainda uma aula-concerto, que conta com a participação de João Carlos Martins na regência. "Os alunos do projeto sentem-se orgulhosos por fazerem parte de um grupo tão seleto e importante da nossa escola", concluiu.


*Texto supervisionado pelo editor

 Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98