A Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes, por meio do Departamento Pedagógico (Deped), promoverá nos dias 4 e 5 de novembro a III Mostra das Escolas de Tempo Integral (ETIs), que ocorrerá no Auditório do Cemforpe, na Vila Nova Mogilar. O evento terá entrada gratuita e celebrará os projetos desenvolvidos ao longo do ano nas escolas participantes do programa, com apresentações artísticas e culturais dos alunos.

“Esse evento é uma oportunidade para mostrar o trabalho realizado ao longo do ano pelas nossas crianças e a importância da educação integral em nossas escolas", declarou a secretária de Educação, Marilu Beranger. "É uma forma de valorizarmos a criatividade e o comprometimento dos alunos com temas relevantes, como sustentabilidade e cidadania”, disse.

Na segunda-feira (04), a mostra começará com a apresentação da peça "O Olho que Tudo Vê", encenada pela Cia D'Artes. Essa performance, que ocorrerá pela manhã e à tarde, simboliza o esforço conjunto de 23 ETIs da cidade, que contam com oficinas de Educação Ambiental. A peça faz parte do projeto Ecoviver, desenvolvido em parceria com a EcoRodovias, foi apresentado na formação dos coordenadores de Linguagens, Ciência e Tecnologia do Tempo Integral em abril deste ano e foca no desenvolvimento da investigação científica.

As escolas elaboraram dramatizações abordando problemas ambientais identificados pelos alunos, como parte do projeto. Os trabalhos foram exibidos nas escolas participantes. Ainda na segunda-feira, dia 4, quatro delas serão apresentadas no Auditório do Cemforpe, sendo três no período da manhã e uma à tarde.

A mostra segue, na terça-feira (05), com programação de apresentações de dança e música. Alunos de 11 escolas mostrarão seu talento e dedicação por meio de performances de dança e música, que refletem a diversidade cultural e a riqueza artística da comunidade. Essas apresentações estimulam a autoestima e o sentimento de pertencimento dos alunos, promovendo a integração entre as famílias e a escola.

"A Mostra das ETIs é uma janela para o que acontece nas salas de aula e nos corações de nossos alunos. Estamos muito animados para que todos vejam o resultado do trabalho realizado nas nossas escolas", comentou Monica Senziali, técnica pedagógica do Departamento Pedagógico e responsável pelo programa Escola de Tempo Integral.

Além das apresentações artísticas, o evento contará com a Mostra de Fotografias das ETIs, que teve sua inauguração virtual no dia 25 de outubro. O projeto envolve 21 escolas e se concentra no desenvolvimento do letramento visual crítico das crianças. O tema deste ano, "Abstracionismo", oferece uma rica oportunidade para que os alunos explorem sua criatividade e sua capacidade de interpretação estética, estimulando discussões sobre a arte contemporânea e suas múltiplas formas de expressão.