Quatro estradas rurais dos bairros de Jundiapeba, Quatinga e Cocuera estão recebendo luminárias solares de LED. Até agora, foram instalados 138 postes abastecidos com energia fotovoltaica e até o próximo mês serão mais 74. A iniciativa, que tem investimento de mais de R$ 400 mil, é resultado de um trabalho conjunto entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e o Governo Federal. 

“Implantar postes fotovoltaicos na zona rural traz grandes benefícios. Com energia solar, eles reduzem custos e a dependência de redes elétricas, o que é ideal para áreas afastadas. Além disso, melhoram a segurança, oferecendo iluminação onde antes era escuro, o que impacta positivamente na qualidade de vida e no trabalho agrícola”, explica o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Felipe Almeida. “É uma solução prática, sustentável e duradoura”, completa.

As estradas que estão recebendo as luminárias solares são a Santo Ângelo e Nakashima (Jundiapeba), Noboro Oyama (Quatinga) e Ken Saito (Cocuera). Ao todo, foram investido R$ 457.090,85, entre recursos municipais e federais.

As luminárias possuem sensor foto sensível e acedem por identificação de movimento. A melhoria faz parte de um pacote de ações pela segurança na área rural mogiana, que contou com a ampliação do número de viaturas e de Guardas Municipais na Patrulha Rural e reuniões com forças policiais e outros setores para apontar pontos sensíveis da rotina de quem habita o campo.