Superando a expectativa de público, a terceira edição do Caqui Inova reuniu mais de 3 mil pessoas nos três dias de ações realizadas no Polo de Inovação e Projetos Avançados, o Pipa Hub. O evento, que começou na terça-feira (12) e terminou na última quinta-feira (14) é referência em tecnologia, inovação e empreendedorismo na região do Alto Tietê. A programação foi marcada pela diversidade e integração de diferentes nichos, movimentando a comunidade acadêmica, startups, comércio, indústria, setor de serviços e governo, na região central da cidade.

Realizado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, e correalizado pelo Conselho Municipal de Inovação e Tecnologia (CMIT), o Caqui Inova ofereceu aos participantes conteúdos relevantes com profissionais de grandes empresas, além de workshops e oficinas temáticas. 

A edição de 2024 teve formato inovador e ambientes diversos, integrando a comunidade e atraindo a atenção de todos os públicos, entre eles espaço geek, InovaSom com música ao vivo de qualidade, área gamer onde os participantes experimentaram a realidade virtual por meio de jogos, flash tatoo, sala de IA, Caqui Cast, sala de impressão 3D e muito mais.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Gabriel Bastianelli, lembrou que o Pipa Hub é um equipamento voltado para a geração de negócios, desenvolvimento de ideias, formação empreendedora e capacitação profissional, com foco em fortalecer o ecossistema local de inovação. "Realizar mais uma edição do Caqui Inova, desta vez, no Pipa Hub - criado por diretrizes do prefeito Caio Cunha - é uma evolução da pauta da inovação, da tecnologia e do empreendedorismo de base tecnológica, já que enquanto equipamento, ele só faz sentido se for ocupado por pessoas e estas das mais diferentes áreas de interesse! E o Caqui Inova lotou esse ambiente com a presença de empreendedores, startups, investidores, estudantes e diversos segmentos de empresas", comemora Bastianelli.

No Espaço Geek, os apaixonados pelo universo nerd acompanharam cartunistas, jogos, personagens e filmes. Experiências interativas estiveram disponíveis para o público, além de muito conhecimento passado adiante por meio das oficinas de FabLab e Estúdio de Foto e Vídeo. O Me Contrata, liderado pelo Mogi Conecta, fez a ponte entre os estudantes que estiveram em busca de uma oportunidade profissional e as empresas participantes. 

Mentorias e pitchs reforçaram a programação voltada para startups, além da tradicional Sala da Indústria, que apresentou as inovações do setor. Os comerciantes acompanharam um painel sobre a Loja do Futuro - um conceito que versa sobre a experiência de compra integrando o mundo físico e o digital -, e a tradicional Batalha de Robôs, tão esperada por todos, também esteve presente.

A programação contou com painéis e palestras com especialistas e referências no setor de inovação, tecnologia, entre outros segmentos importantes da economia da região. Os painéis foram sobre inteligência artificial, automação de marketing, vendas e programação computacional.

Participaram da organização do evento todos os integrantes do Conselho Municipal de Inovação e Tecnologia (CMIT): Sebrae ER Mogi das Cruzes, Sebrae For Startups, OAB Mogi das Cruzes, Alto Tietê Valley, UMC, Centro Universitário Braz Cubas, Fatec de Mogi das Cruzes, Associação Comercial de Mogi das Cruzes e Agestab - Associação Gestora do Distrito Industrial do Taboão.