A Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes apresentou, na última quarta-feira (30), as ações desenvolvidas durante o segundo quadrimestre deste ano. A rede municipal de ensino atende 47.627 alunos em 212 unidades escolares. A Pasta conta com 3.497 servidores, sendo 1.598 do quadro do magistério e 1.845 do quadro de apoio e técnico.
“A audiência pública é uma oportunidade importante de apresentar o trabalho feito pelos profissionais da Secretaria de Educação. É uma grande equipe que soma seus esforços para trazer as informações de forma transparente para a população”, disse a secretária de Educação, Marilu Beranger, que participou do encontro com a adjunta da Pasta, Mariane Prestes.
Foram empenhados até o momento R$ 669.516.511,90. O índice constitucional de 25% atingiu até o final de agosto, 18,23% e a previsão é de que seja superado, chegando a 25,21% até o final do ano. A audiência foi presidida pela vereadora Inês Paz, presidente da Comissão de Educação. A vereadora Malu Fernandes também esteve presente.
A apresentação começou pelo Departamento de Educação Especial e Inclusiva, responsável pelo Pró-Escolar e a Escola Municipal de Educação Especial Profª Jovita Franco Arouche - Emesp, ambos na Vila Lavínia. Em abril, foi inaugurada a Escola Clínica Transtorno do Espectro Autista (TEA) Profª Neuraide Rezende da Silva Fujita, localizada no Rodeio. O setor conta ainda com as unidades polo do Atendimento Educacional Especializado (AEE), que teve 16 escolas revitalizadas com novos recursos neste período.
Dentre os programas e projetos apresentados pelo Departamento Pedagógico (Deped), ganharam destaque o projeto Mogi, Cidade Leitora, a II Olimpíada e Paralimpiada Pequenos Esportistas e a Jornada Matemática. Durante o quadrimestre, foram realizadas formações com professores, gestores, ADIs (Auxiliares de Desenvolvimento Infantil), coordenadores de áreas das Escolas de Tempo Integral (ETI), agentes de leitura e agentes escolares.
No encerramento do primeiro semestre, mais de três mil profissionais da educação participaram da palestra com o escritor, historiador e professor, Leandro Karnal, Educadores da cidade também participaram do 5º Fórum Internacional de Educação do Alto Tietê, realizado por meio do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê).
O Deped também realiza o Clube da Leitura: Letramento racial, que está aberto para participação do público. Foram apresentadas as ações do Museu de Vivências Educacionais (MUVE) e da Escola Ambiental de Mogi das Cruzes, além dos projetos de música, que, juntos, atendem 16.439 alunos de 37 escolas municipais e 11 estaduais.
O Departamento de Subvenções teve seu trabalho ampliado e passou a atender também a rede municipal com o acompanhamento do Programa Municipal de Transferência de Recursos Financeiros (PTRF) e o PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), do Governo Federal. O setor também continua responsável pelas creches subvencionadas, fazendo um atendimento mais próximo das entidades mantenedoras.
Responsável pela estrutura das unidades escolares, o Departamento de Gestão de Operações é dividido nos setores de Processos , Manutenção e Transporte Escolar. O setor de Manutenção apresentou avanços e tem uma média de três horas para o atendimento de emergências nas unidades escolares. Entre os meses de maio e agosto, a média foi de 434 atendimentos em geral por mês.
O projeto Renova Escola, desenvolvido pelo departamento, realizou 582 intervenções no segundo quadrimestre deste ano. Nove escolas receberam pintura e foram realizadas intervenções nas áreas de civil, hidráulica e elétrica de diferentes unidades escolares. O destaque do período foi a entrega do Bosque na EM Profª Maria Luiza Menezes da Fonseca, na Vila Estação.
O Departamento de Alimentação Escolar forneceu no quadrimestre 11.058.435 refeições. O setor destacou o controle de qualidade feito no departamento e nas unidades escolares por meio do Relatório de Melhoria Contínua e o Programa de Indicadores de Saúde na Escola (PISE), que atendeu 55 creches e 20 escolas de período integral em quatro meses. A partir da iniciativa, foram feitas reuniões com os pais e as unidades escolares. Um dos focos do trabalho do departamento tem sido a seletividade alimentar.
Na área de tecnologia, o Departamento de Tecnologia Educacional apresentou a adesão do município ao Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST), que integra a Estratégia Nacional de Escolas Conectas (ENEC) do Governo Federal. Três creches e duas escolas municipais foram contempladas e receberão recursos para conectividade. A equipe do departamento tem se destacado na implantação de Wi-fi nas unidades escolares. No segundo quadrimestre 85,12% das escolas já contavam com o serviço.