A programação do Outubro Rosa em Mogi das Cruzes começou na última quarta-feira (2), e conta com encontros de capacitação profissional, palestras e atendimento de pacientes. As ações, segundo a Prefeitura, são parte do calendário de eventos da Secretaria Municipal de Saúde para alertar sobre a importância da prevenção do câncer de mama, diagnóstico precoce e adoção de hábitos saudáveis, que podem contribuir para a diminuição dos casos e contribuir para a melhoria da saúde da mulher. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), são previstos mais de 70 mil novos casos de câncer de mama por ano até 2025.

Entre as ações, neste sábado (5) e no próximo dia 19, das 8 às 16 horas, haverá coletas de papanicolau e avaliações para solicitação de mamografia para pacientes agendadas, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Santo Ângelo (rua São Simão, 59), Ponte Grande (avenida Lothar Waldemar Hoehne, 70) e Jundiapeba (rua Vereador Nito Sona, 1.745). Nesta última unidade, também está na programação consulta com ginecologista para pacientes agendadas. Além disso, nos três locais serão realizados testes rápidos para HIV, hepatite B e C, sem necessidade de agendamento. 

Já a capacitação de profissionais, iniciada na quarta-feira, também será realizada nos dias 16 e 30, a partir das 14 horas, no Complexo Integrado de Atendimento à Saúde (CIAS), que fica na avenida Pedro Romero, s/nº, no bairro Rodeio, a partir das 14h, nos dias 16 e 30 deste mês. As atividades, segundo a prefeitura, são focadas em informações técnicas e atualizações sobre diagnóstico precoce do câncer de mama, exames, orientações que devem ser prestadas ao público-alvo e outras abordagens para a saúde da mulher.

Profissionais de unidades de saúde da cidade também irão promover palestras e discussões sobre o tema, formando grupos ou abordando os pacientes nos corredores ou salas de espera. A Prefeitura informou ainda que aumentará a oferta de vagas para exame de papanicolaou e livre demanda para exames de mamografia para mulheres acima de 40 anos que não tenham realizado o exame nos últimos 12 meses.

"Em outubro, o mundo se pinta de rosa para lembrarmos a foça e a resiliência das mulheres que enfrentam o câncer. A chave para o sucesso se chama prevenção e realizara exames para detecção do diagnóstico precoce salva vidas", destacou a secretária adjunta de Saúde, Rosângela Cunha.