Com o objetivo de promover a inclusão e reflexão sobre o direito das pessoas surdas na sociedade, bem como trazer a valorização para esse público, o Instituto Rita para Surdos, localizado em Poá, vai fazer um café nesta quinta-feira (26), data em que é celebrado o Dia Nacional dos Surdos. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a dia foi escolhido por ser a data de fundação da primeira escola de surdos no país, o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). 

O evento começa às 14 horas na sede do Instituto, localizado na rua Jair de Godo, 565 – Vila Jaú. A celebração é aberta para frequentadores, alunos e também para a população em geral. “Queremos comemorar juntos e destacar a importância dessa data. É importante que os surdos vejam que a sociedade tem a empatia de celebrar esse dia”, comenta a presidente do Instituto, Gilda do Carmo Dionizio de Souza. 

O café deve trazer reflexões sobre a necessidade de investimento na educação, em politicas públicas e na valorização da pessoa surda. “Precisamos preparar as pessoas para se comunicarem com os surdos. Inclusive trabalhamos para ensinar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para os surdos que não tem a sua educação efetiva, prejudicando sua vida em sociedade”, disse Gilda. 

A presidente da entidade destaca a relevância do dia dedicado às pessoas surdas: “A data é importante para valorizarmos os surdos. Eles precisam se sentir pertencentes e importantes. Além disso, a data é muito importante para conscientizar a população de que devemos incluí-los. Vamos melhorar o cenário dos surdos conforme formos dando mais visibilidades a eles”. Saiba mais sobre o trabalho do Instituto Rita para Surdos nas redes sociais - @instituto.ritasurdos 


*Texto supervisionado pelo editor.