O Fórum Mogiano LGBT+ busca apoio dos candidatos a prefeito e vereador de Mogi das Cruzes. Entre as principais demandas, estão o combate à violência, acolhimento e a criação de programas de saúde mental para jovens e idosos LGBT+. Essas e outras solicitações estão disponíveis no termo de adesão elaborado para o Programa Voto com Orgulho, desenvolvido pela Aliança Nacional LGBTI+. 

De acordo com o coordenador do Fórum, Gustavo Don, a adesão dos candidatos está baixa e apenas alguns declararam ter assinado o termo. A expectativa é que a próxima gestão mantenha as políticas criadas até o momento, porém, existe uma preocupação com os programas de governo registrados na Justiça Eleitoral para Mogi. Segundo ele, apenas um candidato à Prefeitura teria apresentado propostas para a população LGBT+ de forma transparente. 

"Os outros programas de governo não falam sobre a nossa população e de como esses governos vão acabar com a LGBTfobia na cidade. Segundo nosso levantamento, são por volta de 70 registros por ano de ocorrências de homofobia e transfobia na Polícia Civil em Mogi das Cruzes. Os políticos têm o dever de se atentar a esses índices e apresentar propostas de resolução", salientou Don.

Em uma nota de repúdio publicada nas redes sociais no último dia 5, a organização se manifestou contra candidaturas que desrespeitam a comunidade LGBTQ+: "É preocupante que, mesmo diante de dados concretos que demonstram a gravidade da situação em Mogi das Cruzes, candidaturas optem por ignorar a realidade da violência enfrentada pela população LGBTQIA+". 

O coordenador ressaltou ainda que espera que os eleitos tenham diálogo aberto com o movimento para construir o Conselho Municipal dos Direitos LGBT+ e o Plano Municipal de Políticas LGBT+. “Seja qual for a candidatura eleita, o Fórum Mogiano LGBT+ irá buscar ter diálogo e parceria com a administração para colaborar nas políticas públicas”, concluiu.

O termo de adesão pode ser acessado pelos candidatos pelo link disponível no Instagram @forumlgbtmogi.

*Texto supervisionado pelo editor.