A Delegacia Seccional de Polícia de Mogi das Cruzes recebeu na manhã desta terça-feira (17), 66 escrivães e 28 investigadores, que se formaram na Academia de Polícia Dr. Coriolano Nogueira Cobra (ACADEPOL), órgão de apoio da Polícia Civil do Estado de São Paulo. A Câmara de Mogi das Cruzes, durante a sessão ordinária de ontem, aprovou a Moção 80/2024, que consignou votos de aplausos e congratulações ao secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite, e ao delegado da seccional de Mogi das Cruzes, dr. Waldir Antônio Covino Júnior, pelo esforço no efetivo policial para a região. 

A moção foi de autoria dos vereadores Francimário Vieira Farofa (PL), Edson Santos (PSD), Carlos Lukarefski (PV), Inês Paz (PSOL) e Malu Fernandes (PL). Os novos membros vão reforçar a segurança pública após um longo preparo junto à Academia de Polícia. “Os novos escrivães e investigadores irão ajudar no combate à criminalidade em toda a região e na busca de esclarecer os mais variados crimes, atuando no combate ao tráfico de drogas, roubos de cargas, furtos e demais crimes que preocupam a sociedade”, ressaltaram os parlamentares, no documento apresentado ao Plenário.

Moção de Repúdio

Foi aprovada também, na sessão ordinária, a Moção 81/2024. O documento expressou repúdio do Legislativo à empresa Peralta Ambiental, responsável pela coleta de lixo da cidade. De acordo com o texto, a empresa tentou obstruir o trabalho da Comissão Especial de Inquérito (CEI), que fiscaliza possíveis irregularidades nos contratos da coleta de lixo. A iniciativa foi de autoria dos vereadores Iduigues Martins (PT), Inês Paz (PSOL), Marcelo Brás (REP) e Zé Luiz (PL).

Utilidade pública

Os vereadores ainda aprovaram o Projeto de Lei 194/2023, de autoria do vereador Edinho (PP). A proposta declarou de utilidade pública o Instituto Social Ajudando Quem Ajuda, pelos relevantes serviços prestados ao município. A entidade, fundada em 10 de outubro de 1994, possui sede no Loteamento Rio Acima. Atualmente, o Instituto trabalha para promover a inclusão social específica para pessoas com deficiências e vítimas de violência doméstica.

Na sessão também foi aprovado o Projeto de Lei 60/2024, apresentado pelo vereador Johnross (PRD). A proposta denomina a Travessa 1, da Rua dos Vicentinos, na Vila Natal, dando-lhe o nome de Benedicta Calderaro dos Santos.