A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social lançou na última sexta-feira (28/06) um painel que reúne dados sobre o trabalho desenvolvido em prol da população mais vulnerável por meio do link tinyurl.com/smadspis2024. A plataforma foi apresentada durante o 2º encontro de 2024 da Jornada de Informações Sociais (JIS), realizado no Cineteatro Wilma Bentivegna, que contou com a participação do titular da pasta, Geraldo Garippo, e do responsável pela Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads) da Grande São Paulo Leste – Mogi das Cruzes, José Resende Filho; além de membros do grupo gestor do Sistema Único da Assistência Social (Suas), por parte da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social.

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Entre as informações que podem ser acessadas no cadastro, está o quantitativo de serviços fornecidos pelos equipamentos da Assistência Social no ano passado, que resultou no atendimento a 137.289 pessoas de 58.034 famílias. O instrumento ainda apresenta o número de famílias com cadastro atualizado (43.068) e com cadastro desatualizado (14.966), assim como o número daquelas que recebem o Bolsa Família (25.867) do governo federal.

A atividade também foi marcada pela participação dos professores e pesquisadores do campus Suzano do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), que apresentaram e discutiram as análises atualizadas da evolução dos dados do Cadastro Único em Suzano, desde 2022, e realizaram um diálogo didático sobre o que é, como se organiza e para que serve um índice de vulnerabilidade social, que está previsto como meta do Plano Municipal de Assistência Social de Suzano.

A jornada foi composta também pelo 1º Fórum de Informações Sociais, que contou com apresentações e análises sobre diferentes temas, que incluíram o perfil de formação e local de atuação de profissionais da rede socioassistencial; o impacto do ciclo de educação permanente; o levantamento das avaliações de pessoas atendidas sobre os centros de convivência para crianças e adolescentes, jovens e adultos e pessoas idosas; o impacto do ciclo de educação permanente sobre os centros de convivência para crianças e adolescentes, jovens e adultos e pessoas idosas; e o modelo descentralizado e participativo da prevenção da violência nas escolas, em conjunto com a assistência social e outras políticas públicas.

A programação de atividades previstas na JIS 2024 ainda prevê uma terceira reunião em 27 de setembro e o último dos quatro encontros em 13 de dezembro. As atividades do segundo semestre debaterão propostas para realização de um novo diagnóstico socioterritorial, com mais participação de profissionais e da população atendida e informações mais regionalizadas.

O secretário afirmou que o painel apresentado nesta oportunidade valoriza as atividades desenvolvidas pela administração municipal e disponibiliza informações relevantes para a população e para entidades que atuam no setor. “O painel concentra os dados de atendimento e detalha os serviços em cada equipamento municipal. É um instrumento valioso para quem trabalha nesta causa e para quem precisa dos serviços que prestamos à população, especialmente aos munícipes em situação de vulnerabilidade social”, declarou Garippo.

Atendimento

A população pode ter acesso aos serviços da secretaria por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Boa Vista, localizado na avenida Katsutoshi Naito, 955, Sesc – (11) 4749-4325) e (11) 4749-4325); o Cras Casa Branca, que fica na rua Maria Clara Tavares, 125, Parque Residencial Casa Branca – (11) 4747-7219) e (11) 4747-7219; o Cras Centro, situado na rua Monsenhor Nuno, 595 – (11) 4747-1341 e (11) 4747-1341; o Cras Gardênia Azul, na rua Teruo Nishikawa, 570, Jardim Varan – (11) 4751-4377 e (11) 4751-4377; e o Cras Palmeiras, na rodovia Índio Tibiriçá (SP-31), 11.641 (pista de Ipelândia), em Palmeiras – (11) 4751-3756 e (11) 4751-3756. O Creas está situado na rua Doutor Deodato Wertheimer, 174, no centro, os telefones são o (11) 4743-2588 e (11) 4743-2588.

Outras informações sociais da jornada e do fórum, podem ser obtidas no Centro Unificado de Serviços (Centrus) da região central, situado na avenida Paulo Portela 210, 2º andar, sala 213, Jardim Paulista, ou pelo telefone (11) 4545-2005.