Com o aumento dos casos de dengue durante este ano, onde, de acordo com dados do Ministério da Saúde, foram registrados mais de 31 mil casos da doença no Alto Tietê, é importante destacar o trabalho desempenhado pelos Centros de Zoonoses. Além de garantir a saúde da população quanto às doenças transmitidas por animais (zoonoses),  estes locais são responsáveis por combater e prevenir arboviroses, que são as doenças causadas por vírus transmitidos por mosquitos, como o Aedes aegypti, responsável pela dengue, zika e chikungunya. 

Neste sábado, dia 6 de julho, é o Dia das Zoonoses. Criada em julho de 2020, a data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em comemoração ao mesmo dia no ano de 1985, quando o cientista francês Louis Pasteur aplicou a primeira vacina contra a raiva. Para a bióloga Priscila Jane Arap, coordenadora do Setor de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde de Suzano, a data é importante pois serve para conscientizar a população, de forma a evitar comportamentos que contribuem com o surgimento de focos do mosquito Aedes aegypti e também, cuidar corretamente dos animais domésticos, realizando consultas veterinárias corretamente.

As principais ações realizadas pelo setor em Suzano são o bloqueio de criadouros de vetores, Avaliação de Densidade Larvária (ADL) do Aedes aegypti, visitas de casa em casa para orientação e atuação, palestras em escolas e empresas, nebulizações contra o mosquito da dengue, entre outras. “A equipe controla e combate os vetores que transmitem doenças zoonóticas, além de atuar por meio da conscientização junto às pessoas”, comentou Priscila. Ela pontua que não é responsabilidade do setor trabalhar com animais, exceto em casos onde há risco de transmissão de doenças para seres humanos ou os que morderam alguém. 

Ao contrair uma zoonose, a recomendação é procurar os centros emergenciais de saúde, como por exemplo um ponto de Pronto-Socorro, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) ou Pronto Atendimento (PA).



*Texto supervisionado pelo editor
 Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98