Com a finalização da sinalização horizontal, toda a extensão da Avenida Voluntário Pinheiro Franco, no Centro, foi liberada para tráfego na noite da última sexta-feira (15). A capa asfáltica final foi aplicada no período noturno ao longo da última semana e a pintura da sinalização já foi finalizada. Desta forma, o fluxo foi restabelecido após a avaliação das equipes de engenharia de tráfego.

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!
 
“Para minimizar o impacto na área central, conseguimos acelerar os serviços e liberar a pista para trânsito 20 dias antes do previsto. Agora os trabalhos continuam nas calçadas, com o acabamento nas guias, sarjetas e drenagem superficial. As rampas de acessibilidade também serão feitas nesse período. Por isso, ainda é preciso atenção nas próximas semanas ao circular por aqui à pé”, lembra o prefeito Caio Cunha. 

A conhecida “Avenida dos Bancos” recebe os serviços do Programa Nova Mogi de Recuperação Asfáltica – o trabalho é mais complexo do que em outras vias porque o solo precisou de correção, com reforço de base. Os estudos de deflexão apontaram deformações ao longo da avenida, o que poderia comprometer a segurança e fluidez. Durante toda a execução das obras, as calçadas seguem liberadas para os pedestres.

“A questão das enchentes também está sendo tratada nesta intervenção, com adequações do sistema de drenagem para garantir maior escoamento das águas da chuva. A previsão para a conclusão total da intervenção em toda a extensão da avenida é de três meses, lembrando que o cronograma dos trabalhos pode ser alterado conforme as condições climáticas”, explica o secretário de Infraestrutura Urbana, Alessandro Silveira. 

“Os comerciantes da região foram avisados sobre os serviços antes do começo das obras na Voluntário Pinheiro Franco, assim como o Sincomércio e a Associação Comercial. Mesmo assim, ainda mantemos contato constante com os empresários, caso seja preciso algum ajuste“, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Gabriel Bastianelli.   

As equipes de trânsito acompanham todas as etapas da obra e quando necessário, sinalizam as rotas alternativas. “É importante que os condutores consultem os aplicativos de trânsito, como Waze e Google Maps, que já estão atualizados com os desvios”, explica João Marcos Souza, secretário de Mobilidade Urbana. 

Os ônibus que cumprem itinerário na via também voltaram a adotar as rotas tradicionais nesta semana. 

Orientações

Em todos os trechos em manutenção do Programa Nova Mogi é preciso atenção dos condutores. Para a execução segura e mais rápida destes serviços, é necessário interditar parcialmente as vias conforme as obras avançam. Todos os trechos estarão sinalizados, inclusive com indicação de rotas alternativas. 

Os ônibus que cumprem itinerário nestas regiões também adotam rotas alternativas à medida que as interdições forem necessárias. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana fará a sinalização para os motoristas.