Mogi - A sessão ordinária desta quarta-feira (22) da Câmara Municipal foi marcada por votos de aplausos e homenagens, com foco no carnaval e nas ações pelas vítimas dos temporais no Litoral Norte, entre outros destaques. Um dos requerimentos aprovados foi o de nº 18/2023, que concede "Votos de Aplausos e Congratulações" aos blocos carnavalescos "Sem freio" e "Gira Mundo". De autoria dos parlamentares Inês Paz (PSOL) e José Luiz Furtado (PSDB), o objetivo é estimular a expressão cultural dos grupos carnavalescos mogianos.
No plenário, a vereadora Inês Paz reforçou que os desfiles dos blocos foram marcados por tranquilidade e alegria, atraindo um grande número de pessoas. Zé Luiz também elogiou os foliões, ressaltou o potencial turístico dos distritos e parabenizou a Secretaria Municipal de Cultura por ter aberto edital de chamamento para os blocos.
Já o Requerimento nº 19/2023, também aprovado ontem, concede votos de aplausos e congratulações ao presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pela destinação de R$ 2 milhões para as vítimas das chuvas no Litoral Norte e por sua ida imediata à área da tragédia. O tributo concedido pelos parlamentares é uma iniciativa dos vereadores Inês Paz e Iduigues Martins (PT). A votação teve um voto contra do vereador Policial Maurino (Pode). Otto Rezende (PSD) disse que era uma forma de também enaltecer o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Repúdio
Com 8 votos a favor e sete contrários, os vereadores também aprovaram a Moção nº 19/2023, que repudia veementemente a manifestação do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, que afirmou "não estar preocupado com a saída da empresa Uber do Brasil". O documento legislativo é de autoria do vereador Gustavo Siqueira (PSDB). O ministro fez essa afirmativa na hipótese de a empresa de aplicativo de transporte não aceitar as regras de regulamentação do serviço que o governo federal planeja criar.
"Manifestações públicas de autoridades governamentais devem passar por análise criteriosa, assim como os discursos e entrevistas para as mídias. Isso porque, com o uso da internet e outras ferramentas de informações, essas exposições tendem a gerar críticas e desgastes desnecessários junto à população", argumenta o vereador na justificativa da Moção nº 19/2023. Para o vereador Policial Maurino é preciso avaliar melhor o tema e seu impacto sobre os trabalhadores. Já Mauro Yokoyama (PL) destacou que é necessária a regularização: "Tem que regularizar, mas precisamos valorizar o trabalho da Uber. Os passageiros de Mogi reclamam muito dos ônibus na cidade".
Homenagem
A sessão foi suspensa para a concessão de diplomas de homenagem em atendimento ao Requerimento nº 4/2023, que concedeu "Votos de Aplausos e Congratulações" a servidores municipais da Divisão de Recursos de Transporte Escolar da Secretaria Municipal de Educação. De autoria do vereador Bi Gêmeos (PSD), houve a entrega dos certificados emoldurados em reconhecimento ao gesto solidário aos funcionários públicos Adilson Ribeiro, Carlos Ricardo Rossi, Claudio José da Silva, Jarbas de Cassio Mendes, Jose Edjaldo da Rocha Silva e Lucas Ferreira Neves, bem como a Alair Lopes dos Santos.
Por meio de trabalho voluntário, os funcionários construíram um imóvel com acessibilidade para a família de Renan Fernandes dos Santos na Estrada Bate Estaca, de 9 anos, no distrito de Biritiba Ussu. Ele tem paralisia cerebral e é cadeirante.