No Alto Tietê, mais de 107 mil moradores de Suzano, Mogi das Cruzes, Poá e Itaquaquecetuba possuem uma microempresa aberta e são considerados Microempreendeores Individuais (MEIs). Esse volume é 68% maior que o registrado em 2019, ou seja, antes da pandemia, quando a região contava com 56.082, segundo levantamento feito pelo Mogi News/Dat com as prefeituras.
Com 50,5 mil MEIs ativos, Mogi é a cidade que mais conta com profissionais que optaram por esse modelo empresarial simplificado, com limite de faturamento anual de até R$ 81 mil e que foi criado para facilitar a formalização de pessoas que trabalham de maneira autônoma. Na cidade, o crescimento em relação a 2019 foi de 111,9%.
De acordo com o diretor de Atendimento ao Empreendedor e Desburocratização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Mário Miranda, essa alta registrada não apenas em Mogi, mas em toda a região, se deve, principalmente, a pandemia. "Muitas pessoas perderam seus empregos formais, no regime CLT, e se tornaram MEI. Foi uma forma de empreender sem ter um custo de manutenção da empresa muito alto", detalha.
Miranda explica que em 2019 foram 5.505 novas empresas abertas na cidade, enquanto que em 2022 foram 8.890. "São empresas que nascem pela necessidade e não por oportunidade", acrescentou. Assim também ocorreu nas cidades da região, como Itaquá, que registrou alta de 85,7%, seguida por Poá com 70,1% e Suzano com 68,5%. (Confira os números no quadro)
Serviços
As cidades da região contam com serviços para orientação dos MEIs sobre abertura da empresa, taxas, declarações, entre outros itens. Em Itaquá, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, entre os serviços disponibilizados pela pasta estão o Via Rápida Empresa (VRE), Posto de Atendimento do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) Aqui, Banco do Povo, entre outros.
Já os microempreendedores de Poá que precisam de atendimento e orientação, podem se dirigir ao Núcleo de Atendimento à População (NAP), que fica na avenida Prefeito Jorge Francisco Correia Allen, 87, onde é possível encontrar o atendimento do Sebrae.
Em Suzano, de acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, os 27.265 microempreendedores individuais em atividade contam com a parceria entre a pasta e o Sebrae-SP, onde são desenvolvidas capacitações gratuitas, como o programa "Empreenda Rápido" e o curso "Super MEI - Organize Seu Negócio". As ações são voltadas tanto a este público como também para pessoas que querem abrir o próprio negócio.
Além disso, por meio dos postos do Sebrae Aqui presentes nas duas unidades do Centro Unificado de Serviços (Centrus) de Suzano, também são prestados auxílios para abertura de empresas, emissão de guias, avaliação junto à Receita Federal, entre outros. Mais informações pelos telefones 4745-2264 (Centrus) e 4394-5490 (Centrus Norte)
Sala do Empreendedor
Já em Mogi das Cruzes, a população conta com Sala do Empreendedor, que foi implantada para diminuir a burocracia e o tempo de abertura de uma empresa na cidade. No local, o MEI é orientado sobre questões técnicas e burocráticas. Já nos postos do Sebrae Aqui, localizados no Terminal Central e no CIC de Jundiapeba, os interessados recebem capacitações sobre gestão de negócio, entre outros temas. "Também contamos com a Semana do MEI, que ocorre todo os anos, onde o microempreendedor também conta com serviços de regularização, além de todo o suporto necessário para abertura de empresa, declarações, entre outros", finalizou Miranda.