O ano de 2023 promete ser decisivo para a segurança em Mogi das Cruzes. O planejamento da Prefeitura de Mogi prevê a compra e instalação de 155 novas câmeras, além da substituição de outras 50 que atualmente estão desligadas e já possuem mais de dez anos de uso. No momento a cidade conta com 55 equipamentos em operação por meio da Central Integrada de Emergência Públicas (Ciemp), sendo responsável por registrar 210 flagrantes em 2022.

Das 155 novas câmeras que serão adquiridas, 20 delas terão giro de 360 graus, 20 com reconhecimento facial, 24 com identificação de placa de automóvel, além de outras fixas. Ainda dentro desse total estão inclusos 73 equipamentos que irão compor as 27 muralhas digitais previstas para diferentes regiões de Mogi, de acordo com o secretário de Segurança, Toriel Sardinha.

A expectativa é que todas as unidades estejam compradas e instaladas até o final deste semestre. E o grande diferencial dessa aquisição e ampliação do número de câmeras, segundo o chefe da Pasta, é a tecnologia empregada para o seu funcionamento. "Vamos contar com inteligência artificial. Não será apenas o olho humano acompanhando as imagens, o sistema faz uma busca de atividades atípicas, faz uma análise de vínculos nas operações e manda um sinal de alerta para o operador toda vez que encontrar algo diferente que possa indicar uma situação de risco. O agente da Guarda Civil Municipal recebe esse aviso, confere as imagens e aciona outro colega para ir até o local com uma viatura", explica Sardinha.

Mais segurança

Para o secretário, com as novas câmeras, as muralhas digitais e os dez novos tótens de segurança que já foram instalados na cidade e começam a operar em fevereiro, Mogi viverá um novo momento, com uma redução significativa na criminalidade. "O bandido vai evitar cometer crimes em Mogi porque terá a certeza de que vai ser identificado e não conseguirá sair da cidade ileso, sem contar que os flagrantes vão aumentar muito com esse novo sistema", acrescentou.

Segundo Sardinha, em 2022 os principais flagrantes registrados pela Ciemp dizem respeito a tráfico de entorpecentes, violência contra mulher, furto, roubo e localização de veículos roubados ou furtados. 

 

Escolas

O secretário também adiantou para a reportagem do Mogi News/Dat que foi iniciada ontem (20) a instalação de 30 tótens que atenderão escolas públicas de Mogi e que o equipamento garantirá mais segurança para os estudantes da cidade.