Fernando Haddad (PT) e Tarcísio de Freitas (REP) disputarão no dia 30 de outubro o segundo turno das eleições para o governo do Estado, onde o diferencial está entre os votos do terceiro colocado, Rodrigo Garcia (PSDB). Contrariando as projeções dos institutos de pesquisa de opinião na véspera do pleito, Tarcísio de Freitas obteve a dianteira na disputa do primeiro turno, com 42,32% do eleitorado, com 9.881.995 votos no total, enquanto que Fernando Haddad chegou em segundo lugar com 35,7% (8.337.139 votos).
No Alto Tietê, em números gerais, Fernando Haddad terminou o primeiro turno com um desempenho melhor que seu adversário direto na disputa ao Palácio dos Bandeirantes, terminando a disputa com um acumulado de 309.139 votos, contra 300.842 do republicano. Rodrigo Garcia, que tentava a reeleição, chegou em terceiro lugar, com 169.395 votos.
A disputa eleitoral para o governo do Estado seguiu os moldes da disputa presidencial, com Tarcísio vencendo nas cidades de Arujá, Biritiba Mirim, Guararema, Mogi das Cruzes, Salesópolis e Santa Isabel. Haddad, por sua vez, venceu em Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e Poá.
O diferencial foi na cidade de Suzano, onde o ex-ministro da Educação do governo Lula conquistou 58.611 votos, enquanto que o ex-ministro da Infraestrutura de Bolsonaro teve 55.992.