Suzano - A Sabesp comemorou na última quinta-feira os 40 anos de operação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Suzano, uma das principais ETEs da Grande São Paulo. A unidade é responsável pelo tratamento do esgoto gerado por cerca de 720 mil pessoas.
A ETE Suzano foi inaugurada em maio de 1982 com a finalidade de atender as cidades de Suzano, Itaquaquecetuba, Poá, Ferraz de Vasconcelos e parte de Mogi das Cruzes. A estação tem capacidade de tratar 1.500 litros de esgoto por segundo. Para se adequar aos requisitos da norma ISO14001, a unidade criou e aplica diversos procedimentos que visam a mitigação do impacto do consumo de recursos naturais.
De acordo com a Sabesp, há várias melhorias em andamento para garantir a sustentabilidade na operação da ETE, desde a cobertura do pátio de lodo, até o projeto em implantação para secagem do lodo visando reduzir os volumes que são transportados para os aterros. A unidade foi reconhecida com o Selo Sabesp de ETEs Sustentáveis Nível 1, ou seja, está entre as estações de tratamento de esgoto que interagem com o meio ambiente e buscam minimizar o consumo dos recursos naturais e de energia pelo uso dos seus subprodutos.
A ETE Suzano recebeu o selo por ter equacionado e implantado uma solução adequada para destinação do lodo gerado no tratamento de esgoto.