Região - O Bolsa Trabalho já contratou 1.912 trabalhadores em seis cidades da região, de acordo com levantamento da reportagem do Mogi News/DAT. Os resultados do projeto variam de acordo com o município. Enquanto em algumas cidades, como Itaquaquecetuba, Poá, Suzano, Arujá e Mogi das Cruzes, 88% a 73% dos candidatos foram contratados; em Ferraz de Vasconcelos e Santa Isabel o índice foi abaixo de 50%.

Desenvolvido pelo governo do Estado, o Bolsa Trabalho oferece qualificação profissional, experiência e renda para pessoas desempregadas em situação de vulnerabilidade. Integrando o programa Bolsa do Povo, desde maio de 2021, a iniciativa garante: ocupação profissional por cinco meses em órgãos públicos estaduais ou municipais, com carga horária de 4 horas diárias, cinco dias por semana; bolsa-auxílio mensal de R$ 540, e qualificação profissional de 80 horas pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

Região

A cidade recebeu 500 vagas para o Bolsa Trabalho no último edital em junho, tendo efetivado o contrato de 440 pessoas que "já estão trabalhando", segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, ou seja, 88% dos convocados. As inscrições para mais 80 vagas terminaram na terça-feira e o chamamento deve ocorrer na próxima semana.

O programa em Poá ofereceu até terça-feira 20 vagas, além das 200 disponíveis inicialmente. A Prefeitura aguarda a lista de selecionados do governo para iniciar o chamamento dos candidatos, de acordo com a Secretaria de Indústria e Comércio. Das vagas iniciais, 170 pessoas foram selecionadas, o que representa 85% do total.

Em Suzano foram ofertadas 400 vagas, segundo a Prefeitura, das quais 325 foram preenchidas, o que representa 81% dos convocados. A Prefeitura já realizou novo chamamento para as vagas remanescentes e aguarda o preenchimento. Caso os convocados não efetivem a inscrição, a prefeitura pretende fazer novas chamadas.

Na atual fase, foram disponibilizadas 60 vagas em Arujá. No edital anterior, entre as vagas de capacitação e trabalho, segundo a Prefeitura, foram 258 oportunidades, sendo que 198 contratos já foram assinados, ou seja, 76% dos convocados.

Já Mogi ofertou no último edital para a terceira turma do programa 80 oportunidades de trabalho, e destes 73 contratos foram assinados. Nas fases anteriores, a cidade recebeu um total de 200 postos de trabalho, com média de 70% de contratações. Os trabalhadores de Mogi contam ainda com o Mogi Conecta, que encaminha a vagas de trabalho e orienta sobre empreendedorismo. Segundo a Prefeitura, 40 vagas serão abertas para a nova fase do programa.

Ferraz disponibilizou 1.100 postos pelo programa, destes 502 contratos foram efetivados, ou seja, 45% dos convocados. Na última fase foram ofertadas 100 vagas.

Santa Isabel, por sua vez, ofertou 200 oportunidades, porém, há 71 bolsistas ativos. Mais informações sobre Bolsa Trabalho pelo site bolsadopovo.sp.gov.br.