A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que anteontem foi identificado um caso de monkeypox, conhecida como varíola dos macacos, no município. De acordo com a Pasta, uma Equipe de Vigilância Epidemiológica recebeu a notificação e imediatamente efetuou atendimento ao paciente, que está isolado e sendo monitorado. Também é realizado o acompanhamento das pessoas de seu convívio.

A Prefeitura informou ainda que "trata-se de um adulto jovem que não viajou recentemente para fora do país. O quadro dele está controlado, tendo apresentado apenas febre baixa, sem gravidade".

O paciente recebe atendimento na rede de saúde municipal em conjunto com serviços de referência. O caso também é acompanhado pela Secretaria de Estado da Saúde (SSP).

Doença

Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a varíola do macaco é uma doença rara causada pelo vírus da varíola símia, que está estruturalmente relacionado com o vírus da varíola, gerando uma doença semelhante, porém mais leve.

A doença foi detectada primeiro no Reino Unido e pode ser transmitida por meio do contato pessoa a pessoa, ou ainda com material corporal humano contaminado com o vírus. O Brasil registrou, até ontem, 449 casos confirmados.

Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, inchaço dos gânglios linfáticos, dor nas costas, dor muscular, calafrios e exaustão. A varíola dos macacos é geralmente uma doença autolimitada com sintomas que duram de duas a quatro semanas, denotada pelo surgimento de lesões na pele. O período de transmissão da doença se encerra quando as crostas das lesões desaparecem. O período de incubação é de seis a 16 dias, mas pode chegar a 21 dias.