Mogi - Representantes de coletivos ligados ao ciclismo no município aprovaram o novo trecho da ciclofaixa ligando as regiões do Socorro e o distrito de Cézar de Souza, instalada entre as avenidas Narciso Yague Guimarães e João XXIII. A obra foi concluída nos últimos meses e foi citada pelo prefeito Caio Cunha (Pode) em um vídeo veiculado nas redes sociais no final de semana. No vídeo, o prefeito de Mogi circula pelo trecho, acompanhado da vice-prefeita Priscila Yamagami Kehler (Pode).

A nova faixa dedicada aos ciclistas tem aproximadamente 4 quilômetros de extensão, e teve sua finalização acompanhada por entidades e coletivos ligados à mobilidade urbana do município que, antes da abertura ao público, chegaram a fazer uma vistoria com o comando da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.

Fernando Cesar, representante de um dos coletivos ligados ao ciclismo em Mogi, classificou como excelente a ciclofaixa recém-implantada, mas com algumas sugestões. "Falta uma continuidade no trecho até os arredores da fábrica da Elgin, mas a qualidade ficou excelente no geral. Fizemos uma vistoria com o secretário, e as nossas sugestões foram acatadas e incorporadas no trabalho final", afirmou.

Fernando defende que a Prefeitura deve não apenas fornecer as ciclovias e ciclofaixas, mas manter a manutenção periódica. "A manutenção não está sendo feita em todas as ciclovias, mas acreditamos que estamos evoluindo", concluiu.

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Mogi das Cruzes informou em nota que está buscando recursos federais para a revisão do Plano de Mobilidade Urbana, que trará diretrizes para a mobilidade na cidade, além da elaboração do Plano Cicloviário. "Este estudo será específico para o transporte cicloviário e deverá trazer informações e subsídios para que possam ser adotadas novas medidas e intervenções, garantindo a funcionalidade do sistema e melhores condições para o trânsito com bicicletas", explicou a prefeitura.

Projetos

Sobre os projetos futuros para ciclovias, a municipalidade declarou que há estudos para a criação de mais 30 quilômetros de ciclovias como parte do projeto Viva Mogi, na região leste da cidade. As obras deverão ter início durante as intervenções no distrito de Cézar de Souza, que passarão por novos estudos para maximizar a eficiência das estruturas com base nas necessidades do município.

Em levantamento da pasta de Mobilidade Urbana, a cidade de Mogi das Cruzes possui 32,88 km de vias com ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas, espalhadas pelos distrito de Jundiapeba, Braz Cubas e Cezar de Souza, além de bairros como Rodeio, Socorro, Conjunto Cocuera, Vila São Francisco e Centro, entre outros.