Mogi - A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou na sessão de ontem quatro destaques nas indicações ao prefeito Caio Cunha (Pode), com o foco nas áreas de transporte e de segurança pública. A sessão, que teve como única votação na Ordem do Dia o projeto de Decreto Legislativo do vereador Eduardo Ota (Pode) para a comemoração do centenário do historiador e jornalista Isaac Grinberg, ocorreu de maneira tranquila e com menos de uma hora e meia de duração.
O primeiro destaque foi pedido pela vereadora Inês Paz (PSOL) na indicação 1.765/22, demandando melhorias no tráfego da rodovia Mogi-Bertioga (SP-098) no trecho final da avenida Perimetral e nas entradas do bairro Cidade Jardim e do condomínio Residencial Rubi.
"Fizemos a indicação como fruto de uma reunião que tivemos em uma escola na região. Recebemos o convite para dialogar com os alunos e parte da comunidade, que colocaram a necessidade para o gabinete. Esperamos que o departamento adequado possa ver as possibilidades", concluiu a vereadora, que teve o apoio do colega José Luiz Furtado (PSDB), o Zé Luiz, que reforçou um pedido semelhante no ano passado.
A segunda indicação de destaque no tema da mobilidade urbana foi a de número 1.780/22, do vereador Maurino José da Silva (Pode), o Policial Maurino, solicitou faixa de pedestres e demarcação de sinalização de solo na avenida Celeste, na região do Jardim Margarida.
Segundo o vereador, a via passou por revitalização asfáltica no mês passado, mas a falta de faixas de sinalização de pista e de uma rotatória demarcada por tachões está causando transtornos aos pedestres e motoristas que utilizam o local, que perderam as referências de tráfego.
A terceira indicação sobre trânsito e mobilidade urbana foi elaborada por Johnross Jones Lima (Pode), pedindo ao Executivo o reforço da frequência das viagens da linha de ônibus E-114, que faz o percurso Jundiapeba via avenida das Orquídeas. A indicação recebeu a intervenção do colega Iduigues Martins (PT), que reforçou que o transporte público foi tema da audiência pública promovida pela Comissão Permanente de Transporte e Segurança da Câmara na última quinta-feira. Segundo ele, trata-se de uma demanda em especial dos moradores das regiões de Biritiba Ussu e Manoel Ferreira, que desde o início do ano estão com um novo plano de itinerário, elaborado pela Prefeitura.
Para a área da Segurança Pública, o vereador Mauro Mitsuro Yokoyama (PL), o Mauro do Salão, pediu às autoridades do Executivo a implantação de rondas da Patrulha Rural e Ambiental em período integral na zona rural da cidade. Segundo o vereador, os casos contínuos de roubo de fios elétricos e o incômodo com bailes clandestinos na região estão tirando a tranquilidade dos moradores e produtores rurais.