Mogi - Os participantes do Curso de Educadores Ambientais Locais realizaram, ontem, uma visita monitorada no Parque das Neblinas, localizado no distrito de Taiaçupeba. Administrado pelo Instituto Ecofuturo, o parque oferece uma rica variedade de flora e fauna. No dia 6 deste mês, os alunos do curso fizeram uma visita técnica à Estação de Tratamento de Água (ETA) do Semae, no Socorro, onde conheceram o processo de produção de água, além da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, onde estão as represas que abastecem o sistema produtor de água que atende a região.

Com 7 mil hectares, o Parque desempenha importante papel na conservação da bacia do rio Itatinga e do maior contínuo de Mata Atlântica do País: o Parque Estadual da Serra do Mar e a Serra de Paranapiacaba. No local são desenvolvidas atividades de ecoturismo, educação ambiental, pesquisa científica, manejo e restauração florestal, e participação comunitária. A educadora ambiental Carla Panzeri, que coordena o curso, destacou a importância da visita à reserva ambiental.

"O foco da visita foi conhecer o sistema de saneamento, pois o Parque das Neblinas possui alguns processos muito interessantes, que dão tratamento e destinação correta aos resíduos. O grupo de participantes também percorreu uma trilha e teve contato com o rio Itatinga, recebendo informações sobre as espécies existentes no local. Foi uma experiência enriquecedora", explicou Carla. O Parque das Neblinas funciona como zona de amortecimento do Parque Estadual da Serra do Mar. É reconhecido como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, pelo Programa Homem e Biosfera, da UNESCO.

Nova turma

A segunda edição do curso, com o tema "Cidade", terá aulas entre maio e dezembro. A primeira turma é voltada preferencialmente para os moradores da Vila Industrial, Mogilar, Nova Mogilar, Socorro, Centro Cívico, Centro, São João, Vila Natal, Vila Oliveira, Parque Monte Líbano, Jardim Camila, Vila Nova União, Toyama, Real Park, Caputera e Residencial Cocuera. As aulas vão até o dia 11 de julho.