Morreu hoje, aos 93 anos, o bispo emérito Dom Paulo Mascarenhas Roxo, da Ordem Premonstratense (Opraem), no Hospital Alemão Osvaldo Cruz, em São Paulo. Dom Paulo estava internado desde o dia 10 de maio e passou por duas cirurgias no sistema digestivo, nos dias 19 e 31 de maio. Em virtude da idade e dos procedimentos, o coração e os rins ficaram debilitados.

"Após os trâmites necessários, o corpo de Dom Paulo será levado à Mogi das Cruzes e velado na Igreja Catedral de Sant'Ana, onde acontecerão as celebrações exequiais e sepultamento em horários a serem divulgados em breve",  informou Dom Pedro Luiz Stringhini, Bispo de Mogi das Cruzes, em comunicado. 

Alvorada da Festa do Divino

Em virtude do falecimento de Dom Paulo, o café da Alvorada da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes de amanhã não será oferecido aos devotos.

O salão paroquial da Catedral de Sant'Ana está sendo preparado para acolher padres e sacerdotes que virão para o velório e sepultamento do corpo do bispo emérito.

Sobre o Bispo

O religioso da Opraem professou os votos em 2 de fevereiro de 1952 e foi ordenado sacerdote no mesmo ano, em 20 de agosto, em Pirapora do Bom Jesus (SP), pelo então bispo-auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, Dom Paulo Rolim Loureiro (depois nomeado como primeiro bispo da Diocese de Mogi das Cruzes). Em 7 de dezembro de 1989, foi nomeado bispo para a Diocese de Mogi das Cruzes. A ordenação episcopal aconteceu no dia 28 de janeiro de 1990, em Jaú, tendo como Sagrante Dom Carlo Furno, arcebispo titular de Abari e núncio apostólico no Brasil na época. Escolheu como lema episcopal “Ficai conosco, Senhor” (Lc 24,29). A posse canônica como terceiro bispo da Diocese de Mogi das Cruzes foi realizada no dia 11 de fevereiro de 1990, no Ginásio de Esportes da Universidade Braz Cubas.

Após 14 anos de episcopado, pediu renúncia ao atingir o limite de idade, a qual foi oficializada pelo papa em 4 de agosto de 2004. Substituiu-lhe o então bispo-auxiliar da Diocese de Santo André, Dom Airton José dos Santos.