Itaquaquecetuba foi uma das 19 cidades que foram alvo da Operação Noteiro, deflagrada pelo Ministério Público e com o apoio da Secretaria de Estado da Fazenda e Planejamento e das polícias Civil e Militar.

A operação investiga 33 pessoas envolvidas nos crimes de lavagem de dinheiro, exploração de jogos de azar e organização criminosa. Os mandados de busca e apreensão foram executados também na capital, na Grande São Paulo, Litoral Sul e no interior do Estado.

Segundo o Ministério Público, a organização movimentou cerca de R$170 milhões em movimentações irregulares entre janeiro de 2017 e dezembro de 2021, com a venda de noteiros (validadores de cédulas) para estações de acesso à internet.

Procurada pela reportagem, a Secretaria de Estado da Fazenda informou que não atuou diretamente no alvo de Itaquaquecetuba. A Prefeitura local informou que não foi notificada pelas autoridades.

Até o fechamento da matéria, o Ministério Público não se manifestou sobre os resultados da operação na cidade, dentre apreensão de materiais ou detenção de suspeitos.