Guararema - A Secretaria Municipal de Educação idealizou o Projeto "Ambiente-SE", em alusão à integração que existe entre o ser humano e o meio ambiente, com o objetivo de capacitar todos os professores e a equipe de gestão da Rede Pública Municipal, para que possam reproduzir o conteúdo em suas práticas pedagógicas.
O projeto teve início ontem, com um encontro on-line, e tem previsão de estender-se até abril de 2024. A ação conta com a participação do Instituto Suinã, que é uma organização da sociedade civil, com o propósito de desenvolver ações socioambientais por meio da Educação.
A iniciativa partiu da premissa de que toda criança tem direito a um ambiente sadio e equilibrado, garantido pela Constituição Federal, mas, fazer do planeta um lugar habitável para as futuras gerações é bem mais do que uma obrigação legal, é uma obrigação moral.
Deste modo, o dever de preservar o meio ambiente estende-se à proteção integral às crianças e aos adolescentes, cabendo ao Poder Público a implementação de políticas que o efetivem.
"A Educação tem o poder de transformar pessoas e as pessoas podem mudar o mundo. Por isso a Educação Ambiental é extremamente importante para a preservação do meio ambiente e a construção de um futuro sustentável", pontua a secretária municipal de Educação, Clara Assumpção Eroles Freire Nunes.
Os 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Assembleia Geral da ONU em referência à Agenda Global de 2030, sintetizam as ações universais que deverão ser desenvolvidas de forma integrada e indivisível.
O próximo encontro "Semeando" será em 14 e 15 de julho, de forma presencial, na Escola da Natureza.