Região - Com a preocupação acentuada das prefeituras do Alto Tietê em relação ao aumento recente de casos de contágio pelo novo coronavírus (Covid-19), novas atitudes em relação ao uso de máscaras foram tomadas. Enquanto algumas cidades mantém o uso obrigatório somente em áreas de serviço de saúde e transporte público, Mogi das Cruzes e Guararema voltaram com a obrigatoriedade do uso também em ambientes escolares. O município de Itaquaquecetuba recomenda o uso. A Prefeitura de Mogi oficializou anteontem, por meio de decreto, a obrigação do uso das máscaras em todos os estabelecimentos de ensino públicos e privados que contemplam a educação infantil, fundamental, médio, técnico e superior. O novo decreto também estabelece que os servidores municipais contactantes com casos confirmados de Covid-19 sejam afastados imediatamente das atividades por três dias, mediante atestado médico, até que se confirme ou não o diagnóstico do servidor.
Assim como Mogi, a Prefeitura de Guararema também adotou a medida da obrigatoriedade do uso de máscaras nas escolas, no entanto, neste caso, a decisão abrange apenas a rede municipal de ensino.
Em Itaquá, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, emitiu na última terça-feira um comunicado que recomenda o uso da máscara em escolas municipais, além de reforçar a necessidade de aferir a temperatura, utilizar máscara no transporte e nas dependências das escolas, usar álcool em gel e fazer a desinfecção diária dos ambientes antes e ao término da utilização.
*Texto supervisionado pelo editor.