Mogi - O Sesc Mogi das Cruzes, localizado no bairro Socorro, promove neste final de semana uma série de atividades culturais e artísticas com o foco na herança cultural africana no Brasil, em referência à quarta edição do projeto "Do 13 ao 20 (Re)Existência do Povo Negro" - ação institucional que lembra a abolição da escravidão (celebrada no dia 13 de maio) e o Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro).
Hoje, a partir das 20 horas, o grupo Gumboot Dance traz o espetáculo Yebo - o nome da companhia remete a uma forma de dança popular criada pelos trabalhadores das minas de ouro e carvão da África do Sul. A performance traz uma nova linguagem sonora a partir das batidas nas botas de borracha, transformando o espetáculo percussivo na apresentação da história sobre a vida dos trabalhadores. A entrada é gratuita e a retirada de ingressos começa às 19 horas.
A Companhia Caruru promove amanhã na unidade a atividade infantil "Minha Realeza Ancestral", a partir das 11 horas, para crianças de 4 a 12 anos. A partir das 16 horas ocorre o "Quantas Áfricas Tem na África", que vai proporcionar uma experiência narrativa voltada para percorrer o continente com um mapa lúdico, apresentando as diferentes dimensões culturais.
No domingo, a Companhia Caruru promove a oficina "Descobrindo Nossos Tesouros: Mulheres Negras Que Ecoam", que busca os tesouros da cultura africana e afro-brasileira pelas referências e histórias de mulheres negras como Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Ngola Nzinga, entre outras.
Sobre os protocolos sanitários para as atividades, o Sesc Mogi das Cruzes recomenda o uso de máscaras em áreas fechadas e cobertas e disponibiliza álcool em gel nas dependências do espaço cultural, visando garantir a integridade dos espectadores.
O Sesc Mogi das Cruzes está localizado na rua Rogério Tacola, nº 118, no bairro Socorro. Mais informações pelo telefone 4728-6200.