Mogi - O pré-candidato ao governo do Estado pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Fernando Haddad, defendeu o reforço dos investimentos na geração de empregos e logística para a região do Alto Tietê e a Região Metropolitana na manhã de ontem, durante uma série de agendas com militantes e lideranças na região.

A agenda do pré-candidato começou no início da manhã, quando se encontrou em Mogi das Cruzes com o bispo da diocese local, dom Luiz Stringhini, e debateu temas ligados à assistência social. Em seguida, ele compareceu em um evento para militantes e lideranças na União dos Aposentados e Pensionistas de Mogi das Cruzes (Uapemc), na região central da cidade.

A agenda contou com a presença de representantes do PC do B, PT e PV - partidos que compõem a federação partidária para as eleições deste ano - e representantes de centrais sindicais, coletivos culturais, além de outros partidos políticos. Durante a etapa preliminar da agenda em Mogi, foram encaminhados dois documentos de entidades ligadas aos setores da cultura e assistência social ao pré-candidato petista.

Em seu discurso, o ex-prefeito de São Paulo reforçou a importância da eleição de uma bancada para a Assembleia Legislativa e para a Câmara dos Deputados, como base para o desenvolvimento de ações e políticas públicas que cheguem aos mais necessitados, e pediu empenho dos militantes para o pleito legislativo.

Em tom de crítica ao governo do Estado, Haddad apontou como necessidade para a área da educação um programa de alfabetização para os alunos paulistas, que estariam defasados durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Na Saúde, falou sobre o represamento de exames durante a pandemia e a situação da assistência social, com o aumento do número de pessoas em situação de rua e ações de despejo.

"Precisamos falar dos jovens que ficaram fora das escolas e precisam de apoio. Metade das crianças com menos de 10 anos no Estado não sabem ler e escrever. A educação básica precisa ser abordada também pelos governos estadual e federal. Não há prefeitura que dê conta de tudo sem a participação deles", destacou o pré-candidato ao Palácio dos Bandeirantes.

Demandas

Em relação às demandas de Mogi e região, Haddad falou sobre propostas ligadas às áreas de educação e saúde, mas reforçou a necessidade de investimentos na geração de empregos no lado leste da Região Metropolitana de São Paulo.

O pré-candidato abordou no encontro a logística da região, que encontra-se entre o Aeroporto Internacional de Guarulhos e o Porto de Santos, dois dos maiores canais de circulação de pessoas e mercadorias do país. Haddad concluiu que a necessidade de retomada do crescimento em São Paulo é urgente, devido à queda dos indicadores econômicos nos últimos quatro anos.

Fernando Haddad também realizou visitas a apoiadores e militantes nas cidades de Suzano, Itaquaquecetuba e, no começo da noite, participou de um encontro na município de Ferraz de Vasconcelos.