A Polícia Militar, por meio das equipes da Força Tática e da Ronda com Apoio de Motocicleta (Rocam), prendeu quatro pessoas na tarde de ontem no distrito de Biritiba Ussu, em Mogi das Cruzes, por suspeita de integrarem uma quadrilha que aplica golpes na internet.
Segundo relato dos policiais, uma ronda realizada na zona rural da cidade, com o intuito de prevenir roubos e furtos contra os moradores da região, encontrou um veículo com placa de outra cidade parado em frente a uma chácara.
Suspeitando que poderia se tratar de um possível caso de roubo, os agentes de segurança abordaram os ocupantes do veículo, que indicaram que havia mais dois carros nas proximidades. Nos veículos investigados, os policiais encontraram 11 telefones celulares, 18 chips de telefone e uma micro-impressora portátil, usada para emitir recibos fiscais.
Os suspeitos teriam dito às autoridades que aplicaram golpes de venda de produtos em sites de anúncios como smartphones e relógios de alto padrão.
De acordo com os policiais, após negociar o valor com as vítimas, os golpistas simulavam o envio da mercadoria, emitindo documentos como notas fiscais frias e recibos falsos de envio pelos correios. As vítimas então faziam o depósito do valor combinado e não recebiam as mercadorias. Depois da negociação, eles descartavam o chip com o contato telefônico, instalavam um novo e anunciavam o produto novamente.
As pessoas detidas foram encaminhadas para a Central de Flagrantes da Polícia Civil para a averiguação do crime de estelionato.