Cidades da região desenvolvem ações nesta semana, marcada pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que é hoje, dia 18 de maio. O objetivo é conscientizar, ensinar a identificar e denunciar casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
A programação de Mogi das Cruzes é direcionada por equipes da Secretaria de Assistência, dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e Conselhos Tutelares. Os encontros sobre aspectos da identificação e intervenção de situações, acontecerão das 8h30 às 11h30, nos dias 24 e 31 de maio, e em 7 e 14 de junho. A Pasta também inicia um ciclo de palestras em escolas e instituições sociais.
Na sede do Conselho Tutelar de Jundiapeba, na rua Dolores de Aquino, hoje, das 9 às 11 horas, haverá um debate sobre estratégias de combate ao abuso e exploração no distrito durante o segundo semestre. A Câmara Municipal debaterá o tema na sexta-feira.
A Secretaria de Assistência Social de Poá realiza hoje uma ação comunitária em parceria com o Cras Calmon Viana e entidades dos Serviços de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos. O evento será, das das 9 horas às 10h30, e das 14 horas às 15h30, na rua Vinte e Seis de Março, s/nº, em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes; e na rua Porto Ferreira.
Nos dias 27 e 31 de maio, as famílias do Programa Criança Feliz e do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) participarão de palestras no Cras Cidade Kemel, Jardim São José e Vila Jaú. O último evento será no dia 31 de maio com a palestra "Violência Sexual: Abuso e exploração de Crianças e Adolescentes", da assistente social e advogada, Rosimeire Aparecida Mantovan, no Teatro Municipal Turíbio Ruiz, das 13 às 17 horas.
A 9ª edição do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, realizada pela Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Social e do Fundo Social de Solidariedade, contará com a caminhada de conscientização "Lembrar é Combater", hoje às 9 horas, com saída da Praça Cidade das Flores. Segundo a prefeitura, palestras serão realizadas nas escolas. Suzano também reforça o Disque 100, canal de denúncias de exploração e abuso infantil.
Em Itaquaquecetuba, a Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com o Conselho Tutelar e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), orientará sobre direitos de crianças e adolescentes com um plantão de denúncias, na Praça Central, das 10 às 17 horas.
Arujá contará com diversos eventos ao longo do dia, como teatro, caminhada e atividades para o público infantil. Já Ferraz de Vasconcelos promove palestras, atividades e gincanas.