A Prefeitura de Mogi das Cruzes e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) analisaram a proposta do projeto para construção de uma nova ponte sobre o rio Tietê, na estrada da Volta Fria. O início das obras de recuperação da via foi confirmado pelo DER para o mês de junho. A estrada liga a Via Perimetral, na região da Volta Fria, a Jundiapeba. O investimento previsto pelo governo do Estado é de R$ 42 milhões, dentro do programa Novas Estradas Vicinais.
Esta semana, os secretários municipais Cristiane Ayres (Mobilidade Urbana) e Alessandro Silveira (Infraestrutura Urbana) estiveram no DER para discutir o projeto de uma nova ponte para substituir a atual, que é de madeira e permite apenas a passagem de um veículo por vez. “A recuperação da estrada da Volta Fria é um pedido antigo do município e que vem sendo discutida com o governo do Estado desde o ano passado, quando o prefeito Caio Cunha (Pode) se reuniu com o DER para reforçar a necessidade da obra. Nesta semana, falamos especificamente sobre o projeto executivo de uma nova ponte”, afirmam os secretários que estiveram na reunião.
As intervenções necessárias e valores para construção de uma nova ponte só serão possíveis após a conclusão do projeto executivo, previsto para ser finalizado este ano.
Recuperação
As obras de recuperação e pavimentação da estrada da Volta Fria serão realizadas em toda a extensão entre a Via Perimetral e o distrito de Jundiapeba. Com a pavimentação, a estrada deverá se tornar uma nova opção de ligação para as pessoas que trafegam entre a região central de Mogi das Cruzes e Jundiapeba. Além disso, o investimento também busca a melhoria da qualidade de vida da população da região da Volta Fria, que sofre com dificuldades de mobilidade urbana devido às condições da via, principalmente em períodos de chuva.