A Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciou a fase de testes do sistema de esgotamento sanitário que atenderá o Botujuru e parte de Cezar de Souza. O investimento foi de R$ 37,3 milhões na implantação de 56 quilômetros de redes de esgoto, seis estações elevatórias, 4 mil metros de linhas de recalque (bombeamento) e 4,5 mil metros de coletores-tronco. A população beneficiada será de 35 mil pessoas (20 mil em Cezar de Souza e 15 mil no Botujuru).
Após a conclusão dos testes, por parte da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana, o sistema será gerenciado pelo Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae).
As novas redes, coletores e estações de bombeamento atenderão os bairros do Botujuru, Jardim São Pedro, Vila Nova Aparecida, Jardim das Bandeiras, Granja Anita e região do Conjunto Jefferson. O esgoto coletado nesses loteamentos será enviado para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Leste, em Cezar de Souza.
No Conjunto Jefferson, o sistema já está em operação desde 2019, quando o Semae interligou a rede de esgoto, o que possibilitou a desativação da estação de tratamento do bairro - os efluentes passaram a ser enviados para a ETE Leste, com utilização de uma estrutura mais moderna.
Além da etapa de testes do esgotamento sanitário do Botujuru e parte de Cezar de Souza, a Prefeitura iniciou a ampliação da capacidade da ETE Leste, localizada ao lado do Parque Centenário. Com investimento de R$ 32,6 milhões, financiados pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), o trabalho permitirá que a estação triplique sua capacidade de tratamento.