Região - O protagonismo e a força da indústria da região foram celebrados na última quarta-feira, Dia da Indústria, durante evento promovido pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) do Alto Tietê. A cerimônia contou com a presença de diretores da entidade, diversas autoridades, empresários e convidados. O parque fabril da região conta com cerca de 2 mil empresas que juntas geram mais de 70 mil empregos formais. "As dificuldades dos últimos anos reforçam a importância da união de esforços dos setores produtivos e do poder público. Todos têm sua parte nessa tarefa de garantir a continuidade dos negócios para gerar renda, além, de é claro, de emprego e saúde", destacou o diretor regional do Ciesp Alto Tietê, José Francisco da Silva Caseiro.
Apenas Mogi das Cruzes abriga mais de 500 indústrias de diversos segmentos, como automobilístico, metalúrgico e químico. "A economia da cidade foi abalada por causa da pandemia, ela hoje está de pé não só pela administração que a gente fez, mas porque a indústria não parou, ela continua gerando emprego e renda. Um dos nossos pedidos ao governador Rodrigo Garcia é um acesso ao Taboão, que possui a maior área de ZUP 1 (Zona de Uso Predominantemente Industrial) da Região Metropolitana, e assim, trazer ainda mais indústria e renda", afirmou o prefeito de Mogi, Caio Cunha (Pode).
Durante o evento, o presidente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), o prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa, ressaltou a importância da parceria entre o poder público e a indústria. "O Condemat está criando a Agência de Desenvolvimento Econômico do Alto Tietê (Adat) para fomentar o crescimento da indústria e dos médios e grandes negócios. Precisamos trazer mais investimentos para nossa Região", explicou.