Região - Um levantamento do Grupo MogiNews/DAT junto aos dados estatísticos de abril da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), divulgados nesta semana, revelou que o Alto Tietê apresentou uma queda no número de homicídios e manteve relativamente estável o número de roubos no mês de abril, na comparação com o mesmo período no ano passado. A apuração é realizada mensalmente, com base na atividade registrada pelos distritos policiais dos 645 municípios do Estado. Os números são o fechamento das ocorrências referente ao mês anterior.

Nos registros de homicídios culposos, as dez cidades apresentaram uma queda de 33,3% em abril, quando neste ano foram registrados quatro ocorrências, nas cidades de Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes e Santa Isabel. No ano passado, foram seis casos: um em Ferraz, um em Suzano, e dois casos nas cidades de Itaquá e Mogi.

Em relação ao número de roubos em geral, quando são computados os casos de uso da violência contra pessoas, cargas e/ou bancos, o Alto Tietê teve 722 registros de ocorrências neste ano, um caso a mais que no ano passado - um aumento de 0,14%. A cidade com o maior número de roubos registrados junto à autoridade policial em abril foi Itaquá, com 244 casos; Ferraz esteve em segundo lugar com 133 crimes, e Suzano em terceiro com 120 ocorrências. Poá somou 69 ocorrências - a cidade que teve o menor número de roubos registrados foi Salesópolis, com um caso em todo o mês passado.

Na somatória de roubos e furtos de veículos, o Alto Tietê apresentou um aumento de 11,87% entre os períodos avaliados. Neste ano foram 443 veículos subtraídos entre os dez municípios, enquanto que no ano passado foram 396 veículos. A cidade com maior número de casos registrados em abril foi Suzano, com uma somatória de 127 roubos e furtos. Em segundo lugar, Itaquaquecetuba aparece com 126 casos; Mogi das Cruzes registrou 63 veículos, e Poá 46. Apenas Biritiba-Mirim e Salesópolis não tiveram crimes envolvendo carros, motos, caminhões e afins em abril.