Com uma semana de implantação, o Pronto!, o novo sistema de transporte coletivo de Mogi das Cruzes, gera reclamações de usuários. As mudanças incluem a criação de uma nova linha expressa e três linhas circulares, além de alterações em linhas dos bairros Cocuera e de Biritiba Ussu. As queixas ouvidas pela reportagem são que, diferente dos objetivos do projeto, que prevê diminuir a circulação dos ônibus na região central e garantir viagens mais rápidas e pontualidade na chegada e partida dos ônibus, há, por exemplo maior intervalo nas linhas. 

Para a atendente Patrícia Oliveira, de 40 anos, o novo sistema de transporte coletivo traz vantagens e desvantagens. Segundo ela, a principal vantagem é o custo que diminuiu com a integração. “Mas o intervalo antes era menor, tinha mais frequência, tinham mais horários”, explicou. 

Natali Oliveira Campos, 19, também atendente, disse que descobriu a mudança enquanto esperava o ônibus. “Eles deveriam ter avisado antes para que o pessoal tivesse se preparado melhor”. Ela relata que, anteontem, se atrasou para o trabalho em decorrência da mudança e quase levou uma advertência. “Achei desnecessário, porque qualquer outro ônibus estava passando em Estudantes (Terminal)”, explicou.

A auxiliar de limpeza Evânia Pereira Meireles, 57, também afirmou que enfrenta dificuldades com o novo sistema. Enquanto conversava com a reportagem, passaram três ônibus pelo Terminal Central, porém todos eram circulares. “Só chega o ônibus que vai para Estudantes”, reclamou. A aposentada Maria Rosa Ferreira Monteiro, 86, também vive uma situação semelhante. “Não passa nenhum nas ruas dos Bancos (avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco), tem que mudar isso. Não estou acostumada a ter que estar perguntando para o fiscal”, destacou. 

Há, porém, quem veja vantagens no sistema. A manicure Estefani Souza Santana, 22, considera o Pronto! “mais prático” e afirmou que os ônibus estão menos lotados. Marta Silvéria, 79 anos, aposentada, também acredita que o sistema pode trazer vantagens, apesar de considerar que o intervalo entre os ônibus aumentou.

O que diz a prefeitura

De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, não ocorreu alteração aumentando o intervalo de tempo nas linhas. As mudanças nas linhas, segundo a Pasta, são divulgadas nas reuniões de bairros do Programa Participa Mogi Mobilidade, e também em materiais informativos nos bairros e ônibus, com a colocação de faixas em pontos estratégicos e publicações nas redes sociais. Funcionários da prefeitura também estão em terminais e pontos estratégicos para orientar os passageiros.

A Pasta também afirma que o projeto está em sua fase piloto e nos primeiros dias ajustes foram realizados nos horários das linhas de Biritiba Ussu e Manoel Ferreira. “O sistema está em fase de acomodação da demanda, com a criação de novas rotinas e com os próprios usuários colaborando e trazendo sugestões de horários e atendimento para o aperfeiçoamento do projeto”, informou em nota.

Com o novo sistema, quem precisa chegar à região central da cidade deve fazer a integração gratuita (com utilização do Cartão Pronto!) com a Linha Expressa (que liga os Terminais Central e Estudantes, sem paradas). A linha Circular Saúde é para quem deseja ir a uma unidade de saúde, e há também as linhas Circular Centro e Circular Centro via Ipiranga. Em caso de dúvida, os usuários podem entrar em contato pelo telefone 4798-5122, que também funciona para mensagens via WhatsApp.