Suzano - A Secretaria Municipal de Saúde está conduzindo o projeto-piloto de atendimento "Farmácia Clínica" neste mês de abril. A ação está em fase de testes na Unidade Básica de Saúde (UBS) Prefeito Alberto Nunes Martins - CSII, que fica na avenida Paulo Portela, 205, no bairro Jardim Paulista, e objetiva auxiliar pacientes com o uso adequado de medicamentos quanto às dosagens e período de consumo. A Pasta analisa os resultados do projeto para efetivá-lo em outros postos médicos no futuro.

A atuação na UBS consiste em dois farmacêuticos realizando plantões para orientar os munícipes sobre os medicamentos com o objetivo de melhorar a resolutividade do tratamento, estimular o uso correto dos medicamentos e racionalizar custos, ao passo que os atendimentos aos pacientes terão uma etapa complementar que pode garantir uma melhor qualidade de vida e a melhor instrução aos cidadãos, que podem ter acesso aos profissionais de forma espontânea ou por indicação médica.

Segundo o farmacêutico e membro da equipe técnica do projeto, Agenilson Gomes da Silva, o apoio aos pacientes pode acelerar um processo de recuperação. "A orientação se faz importante até mesmo após a consulta, pois algumas pessoas podem precisar de alguma indicação complementar quanto ao seu diagnóstico e a receita", comentou.

De acordo com o secretário de Saúde, Pedro Ishi, o projeto está sendo cuidadosamente analisado pela Pasta. "É um projeto-piloto em fase inicial de implementação, então naturalmente haverá ajustes para garantir mais eficácia e presteza aos pacientes", relatou.