Região - Um levantamento do MogiNews/DAT apontou que, em média, mais de uma em cada cinco pessoas nas cidades da região recebeu a quarta dose contra o coronavírus (Covid-19), na nova ofensiva estadual contra as doenças do aparelho respiratório - que, desde o início desta semana, passaram a contar com a dose contra a gripe (Influenza).

O anúncio da nova etapa da campanha de vacinação para maiores de 60 anos e o adiantamento da campanha da gripe foi feito na semana passada pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), como estratégia para manter o viés de redução dos números de casos, internações e mortes pela Covid-19, que se encontram em queda no último mês.

Em Suzano, a Secretaria de Saúde informou que mais de 900 já foram imunizadas até o início desta semana, superando a marca de 23,7% do público-alvo para a segunda dose de reforço, e que também teve início o processo de imunização contra a gripe. "Como o sistema onde são lançados os dados é federal e ainda não está habilitado, só será possível consultar a partir da próxima semana, às quintas-feiras", explicou a administração municipal.

A Prefeitura de Mogi, que já estava se preparando para a expansão para a vacinação para maiores de 60 anos, informou que os maiores de 80 anos que desejam receber a quarta dose da vacina que já realizaram o agendamento poderão receber a dose contra a Influenza por demanda livre.

Já em Itaquaquecetuba, desde o início da campanha de imunização 454 homens e mulheres com mais de 80 anos estão com a quarta dose - na projeção da secretaria de Saúde com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 21% do público já está com a vacinação atualizada, e o município aguarda as orientações do Estado para a vacinação para maiores de 60 anos.

"A vacinação contra a gripe teve início nesta segunda-feira e ainda não há balanço das doses aplicadas, que será feito toda quinta-feira. A campanha seguirá o calendário do programa estadual", concluiu.

A Prefeitura de Guararema informou que 222 idosos, ou 28% do público-alvo da campanha para mais de 80 anos, já receberam o reforço vacinal, e que está aguardando orientações da Secretaria de Estado da Saúde para a expansão aos maiores de 60 anos. Nos números da dose contra a gripe, a pasta da Saúde local declarou que pelo menos 46 pessoas receberam a vacina no primeiro dia de campanha.

Em Poá, a segunda dose de reforço chegou a 23,87% da população com mais de 80 anos, conforme levantamento da pasta da Saúde local. "Este número pode aumentar, uma vez que o sistema responsável pelo cadastro computa toda dose adicional como terceira, independentemente de ser ou não. O município está aguardando o governo do Estado pelo informe técnico para a atualização para maiores de 60 anos", explicou.