A Coordenadoria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (Copede) de Mogi das Cruzes, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Centro Municipal do Paradesporto, gerido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, vai promover neste sábado a Olimpíada Azul, uma competição com oito modalidades esportivas, destinada a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com outras deficiências, que tenham vontade de interagir e participar.
O evento, feito em conjunto entre as Secretarias de Assistência Social e Esporte e Lazer, será realizado em alusão ao Dia Mundial do Autismo, celebrado em 2 de abril. As inscrições podem ser feitas antecipadamente pelo link (aqui) ou então presencialmente no Centro do Paradesporto, localizado na avenida Expedicionário José Barca, no Rodeio.
Além de estimular a prática do exercício físico, a Olimpíada Azul visa proporcionar a inclusão social, associada a momentos de lazer e descontração e, ainda, ampliar a conscientização sobre o TEA. As modalidades são: futebol, basquete, bocha, jogos de mesa (dominó e Lego), game, taekwondo, atletismo (corrida) e cantinho da arte. As disputas podem ser de forma individual, coletiva ou à distância (MAD). Esta última é destinada a atletas que não têm convívio social, mas praticam alguma das modalidades em casa.
O evento visa ainda utilizar o esporte como ferramenta de socialização e resgate da dignidade, como também apresentar as modalidades que são oferecidas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista no Centro Municipal do Paradesporto. Mais informações sobre a Olimpíada Azul podem ser obtidas pelo telefone da Copede: 4798-5969 ou pelo WhatsApp 99794-6717.