Região - A maioria das cidades do Alto Tietê começou a promover mudanças sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras, entretanto, as ações voltadas para a rede de ensino nos municípios devem também acompanhar a determinação do Estado.
Na nova diretiva do Estado, as escolas estaduais permitirão que os alunos possam ficar sem máscaras em locais abertos, como no pátio e quadras esportivas abertas, no entanto a obrigatoriedade continua sendo aplicada dentro da sala de aula.
A Prefeitura de Suzano informou que irá seguir o decreto estadual, mas com ressalvas. "No município, permanecerá obrigatório o uso de máscara em ambientes fechados, transporte público e escolas - inclusive em quadras, pátios e áreas de lazer. O decreto municipal deve ser publicado nesta quinta-feira", informou.
Segundo a Prefeitura de Mogi das Cruzes, a administração municipal chegou a estudar o uso facultativo de máscaras em ambientes públicos fechados nas áreas de Cultura e Esporte, mas reavaliações com técnicos da Secretaria de Saúde e da Vigilância Sanitária apontaram que ainda não é viável: "Este é o motivo pelo qual o município seguirá integralmente às orientações do Plano São Paulo".
Ferraz de Vasconcelos informou que seguirá diretamente as determinações do Estado sobre o uso de máscaras, e que irá publicar um decreto com as devidas regulamentações até o final da semana.
A cidade de Itaquaquecetuba informou que continua seguindo o Plano SP e que irá retirar o uso obrigatório de máscaras ao ar livre, e que continuará realizando ações educativas e preventivas. O mesmo posicionamento foi observado em Poá, com a prefeitura afirmando que irá seguir as diretrizes do Estado.