Mogi - O Clube do Botão Gaspar Vaz retoma as suas atividades, depois de pouco mais de dois anos parado, em virtude da pandemia do coronavírus (Covid-19) e o falecimento de seu presidente fundador, o jornalista Alexandre Barreira, em 27 de setembro de 2020.
A realização do 78º Campeonato Aberto e a 66ª Copa Bandeirante marcam esse retorno, no dia 26 de março. A competição ocorrerá das 10 às 17 horas, no Ginásio Poliesportivo do Clube Náutico Mogiano.
O tema do campeonato será UEFA Champions League 2022. A taxa de inscrição custa R$ 30 e pode ser paga na hora. O botonista ainda leva o time para casa. As vagas são limitadas a 32 participantes. Quem não tiver o material para jogar, a diretoria do Clube do Botão Gaspar Vaz empresta. Aproximadamente 24 jogadores já efetuaram a pré-inscrição. São botonistas de Mogi das Cruzes, Suzano, Santo André, São José dos Campos, Guarulhos e de alguns bairros da capital paulista, como Casa Verde e Guaianazes, entre outros.
O torneio está sendo organizado pelo irmão de Alexandre Barreira, Rodrigo Barreira em parceria com outros botonistas. Ele explica como serão os jogos: "O tipo de jogador que vamos usar é o de Vidrilhas (45 mm), na modalidade pastilha. Os times para a disputa do campeonato são os que participam da Champions 2022".
Serão classificados quatro times de cada grupo para a sequência do campeonato, e a partir daí jogos eliminatórios em partida única até a final.
Para a Copa Bandeirante serão sorteados os confrontos também em jogos únicos eliminatórios até a final.
Como premiação, haverá a entrega de troféus e medalhas para os primeiros colocados. "Vamos ter, também, sorteio de brindes, como jogos de botão, camisa, boné e bolsa do Scuderia Botões. O grande prêmio é uma linda camisa do Clube do Botão Gaspar Vaz", enfatizou Rodrigo Barreira.