Mogi- O Sistema de Aprovação Digital de Processos tem garantido agilidade ao setor de obras particulares durante a pandemia da Covid-19. A plataforma da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo assegura a tramitação digital de todas as etapas de projetos de reforma ou construção. E novos serviços são incorporados gradativamente à plataforma. Nesta semana estarão disponíveis as opções "Certidão de Início de Obra", "Certidão de Desapropriação" e "Certidão Diversos". Além disso, em breve será incorporado ao sistema a opção "Certificado de Inspeção Predial". Acesse para ter mais informações sobre o sistema https://mogidascruzes.prefeituras.net/login.

Desde que foi implantado, o sistema já recebeu 8.754 processos, sendo 6.774 concluídos e 1.289 em tramitação. A facilidade de operação do sistema proporcionou ainda 691 processos aprovados em primeira análise. Entre os 1.289 processos que estão tramitando, 873 encontram-se com os requerentes e os outros 416, com a Prefeitura.


A plataforma pode ser acessada pelo site da Prefeitura e permite que os cidadãos ou profissionais acompanhem o andamento de forma remota, incluindo documentos solicitados pelos técnicos da Administração. Além disso, para tirar dúvidas dos cidadãos a Secretaria mantém o whatsapp 94111-7002. Três novos serviços foram disponibilizados este ano: "Alvará de aprovação final de desmembramento (mais de 10 lotes)", "Alvará de capacidade de lotação" e "Certidão de Projeto Específico com o Uso dos Incentivos Urbanísticos".

O secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Claudio de Faria Rodrigues, explicou que as pessoas que realizam obras ou reformas particulares já operam o sistema com facilidade, dispensando a presença física dos requerentes no prédio da Prefeitura, como acontecia anteriormente.

"A plataforma está consolidada e oferece a comodidade de poder ser acessada de casa ou do escritório. Ela proporciona o contato remoto com os técnicos da Secretaria de Planejamento, que informam as pendências. Os cidadãos podem ser atendidos de forma remota, com o envio de documentos ou certidões necessárias. Durante toda a pandemia do coronavírus, a existência do sistema tem sido importante para garantir o fluxo de serviços e a manutenção das obras que estão em andamento na cidade", explicou.