A reportagem entrou em contato com o governo do Estado para confirmar o andamento do processo de regularização da cidade de Poá para a certificação de "estância hidromineral" e a possibilidade de revogação de tal status.
A Secretaria de Estado de Turismo esclareceu a situação em relação à certificação como estância hidromineral. Segundo o governo do Estado, Poá é uma das 70 cidades com o status de "estância turística", e que desde 2015, por meio da Lei Complementar 1.261/2015, todas as estâncias passaram a ser denominadas como "turísticas", abandonando as subdivisões como "Hidromineral", "Climática", e "Balneária".
Sobre o risco do município perder o status de estância turística, a Pasta informou que a titulação de Estâncias e Municípios de Interesse Turístico (MIT) é de atribuição da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). "Por receberem recursos públicos, as 70 estâncias e os 140 MIT's devem prestar contas. Eventuais atrasos ou falta de documentação são sempre apontados", afirmou.
A secretaria informou que em todos os 210 municípios turísticos do Estado há mais de 450 obras em execução voltadas à atividade. (A.D.)