Pode anotar: um novo design de painel e interior para os modelos compactos da Volkswagen surgiu com o Novo Polo. O foco do desenvolvimento da cabine foi no contínuo crescimento da digitalização dos mostradores e controles, assim como da conectividade, o que exigiu soluções inéditas. Outra premissa do projeto: dar ao interior do Novo Polo o que pode ser chamado de "personalidade única".
Os designers fugiram completamente do visual orientado verticalmente do painel das outras gerações do Polo e desenvolveram uma ousada arquitetura horizontal. Como sempre acontece no design interno, essa arquitetura é definida inicialmente pelos módulos usados no painel.
No caso do Novo Polo, os designers levaram muito a sério a lógica de que "a forma segue a função", pois um novo mundo digitalizado estava sendo criado.
A interação entre o painel Active Info Display e os sistemas de infotainment tornou necessárias novas interpretações. A nova arquitetura do painel começa com o objetivo de posicionar o sistema de infotainment muito mais acima do que antes, para poder ficar na linha direta de visão do motorista.
Como o display tinha que se unir visualmente aos instrumentos para criar uma "ilha", também ficou claro que as saídas de ar centrais tinham que ir para baixo. Tudo isso resultou em uma arquitetura para o painel contemporânea, introduzindo uma nova era de digitalização e conectividade na categoria.
Todos os módulos principais - exceto os da unidade do ar-condicionado - foram integrados no painel superior. As saídas de ar laterais são íntegras nas extremidades esquerda e direita. Localizado no meio da "ilha" preta brilhante, fica a tela protegida por vidro do sistema de infotainment. O único botão adicional nessa área é o do interruptor do pisca-alerta.
À esquerda, a "ilha" em preto brilhante dos controles chega ao nível dos instrumentos. Isso cria uma paisagem coerente para o cockpit digital, especialmente em conjunto com o Active Info Display.
No nível abaixo estão os controles do ar-condicionado. O painel horizontal é levemente inclinado para o motorista no centro. Isso também acontece com o console central, com a empunhadura do câmbio e os botões das várias funções de condução do carro. Uma barbatana cerca a lateral externa direita do console central. O somatório de todas essas ações: um interior esportivo e inovador.