Para intensificar as ações de prevenção e monitoramento, a Secretaria Municipal de Saúde de Arujá ampliou sua equipe de combate à dengue. O Departamento de Controle de Vetores agora conta com 31 agentes que realizam vistorias e coletas pelos bairros de Arujá em busca de possíveis focos do Aedes aegypti.
O prefeito José Luiz Monteiro (MDB) esteve ontem reunido com os profissionais. "O papel desempenhado por cada um dessa equipe é importantíssimo para que possamos evitar a proliferação da dengue, zica e chikungunya", pontuou.
Além de efetuar a nebulização onde há incidência de casos, os agentes também fazem o trabalho de coleta de pneus em borracharias, terrenos e vias públicas, assim como as visitas porta a porta.
"É necessário que o morador permita a entrada dos agentes e colabore com as ações seguindo uma rotina de cuidados. Só com a contribuição da população é que poderemos ter um combate efetivo das doenças", destacou a diretora da Secretaria Municipal de Saúde, Mirian Miletti.
Impedir o acúmulo de água em garrafas e baldes, higienizar frequentemente os recipientes de animais de estimação, manter caixas d'água fechadas, substituir água nos pratos de planta por areia e manter nas piscinas a aplicação de produtos como o cloro são as principais recomendações.