Mogi das Cruzes ganhou destaque no 2º Encontro de Desinstitucionalização e Fortalecimento da RAPS - Rede de Atenção Psicossocial do Estado de São Paulo 'Um Olhar para o Cuidado", realizado na última semana, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. O trabalho "Práxis em Saúde Mental: Experiência de Equipe Mínima em UBS Adequada ao Princípio de Universalidade do SUS" recebeu menção honrosa durante a 1ª Mostra RAPS de Experiências Exitosas dos Municípios Paulistas.
A premiação aconteceu no último dia 4, com o objetivo de oferecer uma oportunidade de participação e interação entre usuários dos serviços, trabalhadores e gestores visando a melhoria contínua do atendimento. "Este prêmio representa o reconhecimento do trabalho realizado na UBS Vila Suíssa e um incentivo às experiências transformadoras na Saúde Mental de Mogi", comemora a diretora do Departamento de Rede Básico da Secretaria de Saúde, Rebeca Barufi.
O trabalho mogiano mostrou uma redução no tempo de espera para o primeiro acolhimento do paciente, de seis meses para um mês, por meio da descentralização e regionalização do tratamento para dependentes de substância psicoativa através do modelo "porta aberta" na Unidade de Saúde e consequente eliminação da fila de espera .