A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos realizou a última ação referente à semana do "Fique Sabendo", campanha com foco na intensificação de testes rápidos para a identificação de HIV e sífilis, no sábado passado. A iniciativa ocorreu na Estação Ferraz de Vasconcelos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), no centro da cidade, onde 518 testes foram realizados, sendo quatro positivos para HIV e quatro para sífilis.
Além dos testes, a Saúde ferrazense também orientou aproximadamente 300 pessoas, bem como promoveu a distribuição de preservativos e panfletos de ordem educativa.
Sobre os casos identificados como positivos, a partir da detecção, o paciente é acompanhado e assistido de perto. Ferraz oferece o tratamento para HIV pela rede municipal e também pelo Hospital Regional Doutor Osíris Florindo Coelho, e o ferrazense pode escolher em que lugar deseja desenvolver a intervenção.
O secretário municipal de Saúde, Aloísio Lopes Priuli, falou da importância da ação. "Não só os testes de sábado, mas também os que fizemos durante toda a semana nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) são de extrema importância, pois muitas pessoas não sabiam que tinham estas doenças. Mas agora podemos tratá-las de forma adequada, com a esperança da cura", afirmou Priuli.
Vale destacar que os testes rápidos para HIV e sífilis são oferecidos nas UBSs da cidade e no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) durante todo o ano. O resultado do exame sai em 15 minutos e eventuais casos positivos são encaminhados para tratamento imediato.
Castração
Também no último sábado, a Divisão e Controle de Zoonoses de Ferraz realizou a castração de 38 animais, entre cães e gatos. O procedimento ocorreu no Castra Móvel, instalado na prefeitura, na Vila Romanópolis. Mais 12 animais devem ser convocados para a castração durante esta semana, levando em consideração quem faltou no sábado.