"Poemas Visuais". É desta forma que o fotógrafo pioneiro na documentação ambiental do Brasil, Araquém Alcântara, define o trabalho que executa há 50 anos. Na próxima quinta-feira, 16 de maio, a "Mostra Brasileiros", com mais de 15 fotografias, chega a Suzano com abertura e presença do artista no Cineteatro Wilma Bentivegna (rua Paraná, 70, centro), às 19 horas, com entrada gratuita.
Destaque da agenda cultural de maio, a exposição foi apresentada em Paraty (RJ) em 2018, tendo um grande sucesso de crítica popular e de especialistas do segmento fotográfico. Suzano é a primeira cidade do Estado de São Paulo a recebê-la. A mostra ficará disponível para visitação até 2 de junho na praça João Pessoa, no centro da cidade.
Além disso, a agenda cultural traz a exposição "Subjetivo Humano Coletivo", dos artistas plásticos Ale140 e Ivan Magalhães, em cartaz no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi (rua Benjamin Constant, 682, no centro) até o dia 31 de maio. A proposta da dupla é trazer reflexões subjetivas por meio de representações com uma estética provocadora. Com experiência em muralismos, eles utilizam referências da arte urbana, graffiti e street art.
Na próxima quarta-feira, dia 15, das 19 às 22 horas, um laboratório de atuação no cinema será apresentado pela atriz, diretora e preparadora corporal Vanise Carneiro. O projeto é uma parceria entre o Museu da Imagem e Som (MIS) e a Secretaria de Cultura de Suzano. Para participar, os interessados devem entrar em contato pelo telefone (11) 4747-4180.
Teatro
No dia 17, às 19 horas, o monólogo "Meia-Meia" será apresentado no Teatro Municipal Dr. Armando de Ré (rua General Francisco Glicério, 1.354, no centro). A montagem conta a história de um anão e seu amor pela guerra e como, atrelado a seu punhal, conduz à desolação a família real, seus aliados e toda a gentalha do reino. A peça é inspirada no romance "O Anão", do escritor sueco Pär Lagerkvist, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 1951, e conta com a direção de Georgette Fadel e o ator Luis Mármora no elenco.
Música
Em 18 de maio, a segunda edição do evento "Rock na Boa" ocorrerá no Centro Cultural Colorado Monteiro Lobato (rua Domingos Victorino, 68, Jardim Cacique), das 15 às 21 horas. No dia seguinte, o projeto "Cultura Presente" trará o artista suzanense Aleister Borges, no Parque Max Feffer (avenida Senador Roberto Simonsen, 90, no Jardim Imperador), às 13 horas, com o melhor do pop nacional e internacional.
Para encerrar o mês de maio, o coletivo "Sambas da Vida" fará uma apresentação em homenagem à sambista Beth Carvalho, que faleceu neste mês, no Centro Cultural Monteiro Lobato, a partir das 13 horas, com entrada gratuita.