Realizado com o objetivo de estimular o protagonismo juvenil e as possibilidades profissionais na arte e tecnologia de estudantes do Ensino Médio e Fundamental II (6º ao 9º ano), o festival do projeto Cine&Arte 2016 realizou, na semana passada, sua cerimônia de premiação, chamada de "Oscar" de Itaquaquecetuba. Na edição deste ano, concorreram 61 filmes e 32 escolas estaduais de Poá e Itaquá participaram.
A premiação para as modalidades curta-metragem e animação foi realizada no auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe). Para a categoria videoclipe, a premiação está marcada para o dia 9 de novembro, às 19 horas, no auditório do Complexo Educacional Poaense (CEP) Professor José Antonio Bortolozzo, em Poá.
Entre os premiados em animação, estão "Entre o Silêncio e o Amor", da E.E. Carmen Netto dos Santos, que ganhou como Melhor Direção e Melhor Animação Técnica 3D, e "O Poder de Estar Conectado", da E.E. Domingos Milano, que venceu nas categorias Melhor Roteiro e Melhor Animação Técnica Mista. "Não Acabe Comigo", da E.E. Kakunosuke Hasegawa, também conquistou dois prêmios, Melhor em Efeitos Especiais e Melhor Animação Técnica Stop Motion".
Os curta-metragens que mais se destacaram foram "Meu Querido Diário", da E.E. Professora Edina Álvares Barbosa, vencedor nas categorias Melhor Cenografia, Melhor Atriz Principal e Melhor Romance 1º Lugar; "Férias de Você", da E.E. Homero Fernando Milano, premiado como Melhor Edição, Melhor Ator Coadjuvante e Participação Especial Comédia; e, especialmente, "Uma Nova Chance", da E.E. Kakusone Hasegawa, que conquistou os prêmios de Melhor Ator Principal, Melhor Drama 1º Lugar e foi eleito o Melhor dos Melhores.
Destaque também para "Cuidadora", da E.E.P.E.I. Padre Eustáquio, eleito Melhor Direção e Melhor Drama 2º lugar; "Pacto Mortal", da E.E. Dr. Ervin Horvath, que venceu como Melhor Caracterização do Personagem e Melhor Terror 2º Lugar; "A Maldição da Fábrica", da E.E. Ver. Valter da Silva Costa, ganhou como Melhor Cinegrafia e Melhor Terror 1º Lugar; e "Afetados", da E.E. Professora Zilda Braconi Amador, vencedor como Melhor Apresentador/Documentário e Melhor Documentário 1º Lugar.