O Circuito Cultural Paulista, programa de circulação de espetáculos gratuitos do governo do Estado de São Paulo, leva este mês mais de 20 atrações musicais, de dança, teatro, circo e espetáculos infantis para 110 cidades do interior e litoral do Estado. Em Mogi das Cruzes, a atração é o primeiro monólogo da atriz Tânia Bondezan, "Como Ter Sexo a Vida Toda com a Mesma Pessoa", que será encenado nesta quinta-feira, às 20 horas, no Teatro Vasques (rua Dr. Corrêa, 515, largo do Carmo).
A distribuição dos ingressos gratuitos está sendo feita na sede da Secretaria Municipal de Cultura, localizada na rua Coronel Souza Franco, 993, centro. Não é necessário a troca por doações e o limite para a retirada é de dois por pessoa. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-6900.
Com direção de Odilon Wagner, a peça conta a história de Annetta Poché, sexóloga búlgara que introduz ao público técnicas para a vida sexual dos casais, dando receitas para superar as diversas crises que surgem ao longo dos anos de convivência. A classificação etária é 16 anos. A peça está em cartaz há mais de 10 anos.
O espetáculo infantil "O Menino que Enxergava com o Coração", da Cia. Balaco do Bacco, será a atração em Guararema, neste sábado, às 16 horas. Na peça, Jonas - um menino que enxerga a vida por meio do coração, se mete na maior confusão ao lado de sua amiga Clara ao tentar ajudar Arielus, um Tritão para lá de chorão. A apresentação será na Escola Municipal José Benedito dos Santos, que fica na rua Capitão Alberto Aguiar Weissohn, 324, centro. A entrada é gratuita.
Criada em junho de 2007, a Cia. Balaco do Bacco tem como objetivo desenvolver um trabalho singular no cenário teatral. Na trajetória artística do grupo, o naturalismo atua como principal ferramenta de interpretação e também a farsa e o melodrama, métricas teatrais bastante difundidas na Europa. Junto a essas técnicas, a constante investigação sobre o teatro contemporâneo contribui à pesquisa cênica da companhia.
Atrações
Próximo de Suzano, na quinta-feira, dia 3, às 19 horas, Ribeirão Pires irá receber o rapper Alisson Lima, mais conhecido como Tizil, na Praça Central. No show, o artista com mais de 20 anos de carreira, apresentará o repertório de seu último EP, intitulado "O Troco". Na Região Metropolitana, as cidade de Carapicuíba e Taboão da Serra receberão, nos dias 12 e 13 de novembro (sábado e domingo), a peça "Diálogos de Salomé com São João Batista". Em Diadema, no dia 13, a Cia. Para Theatro levará o espetáculo "O Campeão de Dominó do Alaska".
Apenas no primeiro semestre, mais de 230 mil pessoas prestigiaram as 440 apresentações gratuitas do Circuito Cultural Paulista, que circularam por cidades do interior e litoral. É neste ano também, que o programa, executado pela Secretaria da Cultura em parceria com a Organização Social Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA) e com prefeituras municipais, completa dez anos. Ao longo desse tempo, foram realizadas 5.500 apresentações, prestigiadas por 1,5 milhão de pessoas. Mais informações sobre o programa no endereço eletrônico www.circuitoculturalpaulista.sp.gov.br.