Mostras de arte, promovidas pela Secretaria Municipal de Cultura, integram a programação da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes, que começa nesta quinta-feira. A mais antiga delas é a Mostra Denerjânio Tavares de Lima, que funciona na barraca da Cultura, junto à quermesse e chega neste ano à edição de número 23. A quermesse funcionará no Centro Municipal Integrado (CMI) Deputado Maurício Nagib Najar (avenida Cívica, s/nº) até o dia 15 de maio, com abertura às 18h30 nos dias de semana, e às 14 horas aos sábados e domingos. 
"A Festa do Divino Através da Arte" é o nome da mostra, que reúne artistas mogianos. Desde 2013, após 20 anos de participação voluntária na festa, os artistas passaram a vender as suas obras e doam parte do que é arrecadado. São eles Adelaide L. Swettler, Ana MarB, Angela Peral, Cida Varella, Danusa Alberti, Deivid dos Santos, Doralice Ramos, Glaucia Caraviéri, Heraldo Duarte, Jorge Solyano, Jurema Bicalho, Kayky, Linda Fuga, Luiza Kraus, Mari Fari, Nita, Olga Nóbrega, Iza Leão e Maria Ferreira Neto.
Dentro da barraca da Secretaria de Cultura, o público poderá conferir os resultados do projeto Oficina Divineira, que desde 2009 prepara artistas e artesãos, por meio da educação patrimonial, na construção e entendimento do fazer e saber preservar a cultura popular. Serão 51 artesãos participantes. 
Galeria de Artes
O Centro Cultural de Mogi das Cruzes (praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360, centro de Mogi) também embarca no clima da Festa do Divino Espírito Santo, com a exposição "Deus Vos Salve Esse Devoto!", que fica até o dia 15 de maio na Galeria de Artes Wanda Coelho Barbieri. A exposição é composta por 19 estandartes, confeccionados por artistas da cidade e produtos produzidos por artesãos integrantes do projeto Oficina Divineira, ao lado de imagens e produtos artesanais antigos.
Os estandartes são do acervo do Movimento Cultural Ecumênico, que é o parceiro da Secretaria da Cultura na realização da mostra e os produtos artesanais, datados dos séculos XIX e XX, são dos acervos de colecionadores e servidores da Secretaria Municipal de Cultura, como Roberto Lemes Cardoso, Teresa Christina Vaz e Maria Lúcia de Freitas.
Já os artistas responsáveis pela confecção dos estandartes são: Roberto Lemes Cardoso, Odair Kurtz, Luiza Pinhal, Nerival Rodrigues, Darcy Cruz (in memorian), Olga Nóbrega, Maria José Camargo (in memorian), Elisete Ortiz, Guilherme Silva. Aluísio Nunes, Wanda Coelho Barbieri (in memorian), Silvia Kitahara, Daniele Franco, Eloah Toledo, Maria Graças Ribeiro, Regina Rossi.
As obras artísticas e artesanais, por sua vez, são assinadas por nomes diversos, tais como Marciliano Valdesoiro, Lúcio Bittencourt, Maurício Chaer, Guiomar Gomes Pereira, Angela Peral, Antonio Lúcio de Lima, Maria do Carmo Vieira Socca, Regina Kato, Sandra Lopes, Luiza Kraus, Aurélio e Lia Franco e Guida Menezes.